INTERVALO ENTRE AS NOTAS
Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
No mundo da música, há sete notas naturais. São elas: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Quando duas notas são tocadas ao mesmo tempo ou uma após a outra, há um espaço entre os sons emitidos. Essa distância, que separa uma nota da outra, é chamada de intervalo musical. É ele que faz com que o ouvido humano perceba a diferença entre os sons. Vai dizer que não é demais?!
O intervalo musical não é calculado por metros ou quilômetros, como há o costume de ser feito quando se mede a distância de um ponto a outro. Essa definição ocorre por meio do tom e semitom. Um tom é a soma de dois semitons. Sendo assim, um semitom é a menor distância entre duas notas.
Para entender melhor, voltemos à sequência anterior das notas naturais. Sendo assim, entre o Dó e o Ré, há uma distância de um tom. O mesmo acontece entre o Ré e o Mi. Mas, no caso do Mi e o Fá, é diferente! A distância entre as duas nota é a de um semitom. É também assim entre o Si e o Dó.
Teclado
instrumento usado para o aprendizado no momento –, o semitom aparece na distância entre uma tecla branca e uma tecla preta. Ou, até mesmo, entre as teclas brancas, que não têm tecla preta entre elas. Confira:
Técnica no teclado
Saber a distância entre as notas é essencial para tocar uma canção no teclado. Isso porque são elas que permitem a identificação da escala (tonalidade) da música. O estudo das escalas é extremamente importante para desenvolver as habilidades e técnicas no instrumento. Portanto, ele precisa ser realizado com dedicação e paciência, hein! Os primeiros dias de estudo parecem chatos, cansativos, mas, com persistência, você logo estará dominando toda a técnica.
Vamos à prática com o instrumento? Para isso, basta clicar no vídeo acima. Você pode tentar reproduzir o que está sendo ensinado e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e a #MusicandoTurminha.