O sistema muscular é fundamental para o corpo humano! Confira!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
Pesados e eficientes
O sistema muscular desempenha funções importantes no organismo. Ele é formado pelos músculos, conjunto de fibras musculares – as miofibrilas – que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido. Há cerca de 600 deles, que juntos correspondem à metade total do peso do corpo. Graças à contração e ao relaxamento dos músculos, associados aos ossos, às articulações e ao sistema nervoso, acontecem os movimentos, como andar e correr. No entanto, algumas dessas ações não são visíveis. É o caso dos músculos que empurram o alimento ao longo do sistema digestório. Se não fosse por eles, certamente, ficaríamos entalados.
Mil e uma utilidades
Ao brincar de estátua, a ideia é permanecer imóvel, certo? Quem permite que o esqueleto fique desse jeito ou, até mesmo, sentado ou deitado é o sistema muscular. A atuação deste também promove a circulação de sangue e a regulação da temperatura corporal. Que ver? Experimente fechar a mão por cerca de um minuto. Ao abri-la, sentirá a palma da mão mais quentinha. Isso porque os músculos liberaram calor. Interessante, né? Esses tecidos também atuam em outras funções, como no movimento dos olhos, na respiração e até no “número 1” e “número 2” que fazemos no banheiro. Mas é melhor não nos aprofundarmos nesse assunto!
Movimentos musculares
Os músculos são classificados de acordo com suas características de contração. Eles podem ser voluntários, quando a movimentação é coordenada pelo sistema nervoso e influenciada pela vontade da pessoa. Quer um exemplo? Na hora de comer, a musculatura da boca vai abrir e fechar, de modo que a pessoa possa primeiro ingerir o alimento e, depois, mastigá-lo, antes de engolir. Já o movimento muscular involuntário acontece inconscientemente, sem que você perceba. É o caso do músculo cardíaco, o qual permite que o coração bata. Não há necessidade de controlá-lo, pois ele trabalha “naturalmente”.
Que tipos de músculos existem?
Dependendo da estrutura e função, os músculos são divididos em: liso ou não estriado, estriado esquelético e estriado cardíaco. O músculo liso ou não estriado apresenta contração involuntária e lenta. Ele fica no sistema digestório e respiratório e em alguns órgãos que tenham as paredes ocas, como no caso da bexiga. Já o músculo estriado esquelético tem a movimentação voluntária e fica junto do esqueleto, ligado por meio de tendões. Quanto ao músculo estriado cardíaco, ele se localiza no coração e realiza contrações vigorosas e involuntárias. Há, ainda, outros tipos de músculos, como os superficiais, que estão abaixo do tecido epitelial, e os profundos, localizados nos órgãos.