Entenda como são feitas algumas etapas da modelagem 3D!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
A evolução das massinhas
Sabe quando você está brincando de massinha e monta um boneco? Dá para levantar as pernas dele, cruzar os braços, mexer a cabeça e o que mais quiser nele. Essa técnica de animação faz um personagem, objeto ou cenário serem modelados com base no mundo real. A modelagem 3D segue o mesmo princípio, só que ela trabalha em um ambiente virtual. É isso mesmo! Por meio de programas de computador, é possível criar formas em três dimensões geométricas, o que corresponde à altura, profundidade e largura. Genial, né?
Definição do modelo
Para entender melhor, basta pensar nos desenhos do Midinho. Já assistiu? Neles, os cenários são feitos em 3D. Pode reparar! Além das animações, elementos em três dimensões podem constar em filmes, jogos, projetos de designer. Sua aplicação se divide em duas áreas principais: hard surface (superfícies duras) e organic (orgânica). A primeira é o modelamento de objetos feitos ou construídos pelo homem, como carros, casas, robôs. Já a segunda diz respeito à criação do que é natural, como pessoas, animais, plantas.
Hora de rabiscar!
Não dá para elaborar um modelo 3D de uma hora para outra! É necessário ter referências visuais. Se você quer criar um personagem, por exemplo, precisa estudar as características dele: cor da pele, dos olhos, dos cabelos, altura, entre outros pontos. Então, deve rabiscar tudo isso no papel para ter uma ideia detalhada de como o desenho vai ficar. Esse passo é conhecido como concept art (arte conceitual). Será necessário também desenvolver um model sheet (folha modelo) com o personagem em várias posições distintas – frente, lado, costas.
Malha em ação!
Com a ideia do que se deseja já definida, é hora de trabalhar nos programas especializados em 3D. Na construção da modelagem, é feita uma mesh (malha), que basicamente é composta de vértices, arestas e faces, que formam polígonos. São essas figuras geométricas em conjunto que criarão as superfícies e, consequentemente, a forma do objeto. Uma malha Low Poly é aquela que tem poucos polígonos, já a High Poly é a que possui muitos deles. Para elaborar o rosto de um personagem, por exemplo, a modelagem High Poly permitirá que se vejam detalhes, como os “buraquinhos” da pele.
Haja polígonos!
Vale ressaltar que os polígonos devem estar alinhados e organizados dentro da malha, em um processo conhecido como topologia. Há ainda a retopologia, que transforma um modelo feito em High Poly para Low Poly. Essa diminuição de polígonos é importante para trabalhar com o projeto 3D sem deixar o computador lento. Já na fase Up Map, todas as informações em 3D são transformadas em 2D. É como se a imagem fosse esticada em uma superfície plana. Para entender melhor, basta pensar quando você imprime um boneco paper toy e faz a montagem. O que era 2D se transforma em três dimensões.
Processo final
A modelagem 3D envolve diversos outros passos, como aquele que faz os personagens se movimentarem. No final, o projeto é renderizado no computador. Essa etapa une todos os materiais dos diferentes processos da modelagem em um arquivo final, dando origem a um vídeo ou conjunto de imagens, como vemos nos video games. E aí, gostou de saber sobre a modelagem 3D? Que tal aprender mais para dar vida aos seus desenhos, hein?
2 Comments
Vai ser muito legal para o meu filho
Semeamos a Palavra no coração das crianças e damos a elas informações que vão servir-lhes também. A paz!