
Veja o esporte que combina força, equilíbrio e dança!
Por: Sandro Miranda | Arte: Rafael Barsottelli

Tradição e agilidade
O wushu é uma prática milenar chinesa que une arte marcial e esporte. É um belíssimo espetáculo visual que deixa os espectadores “hipnotizados”. Os movimentos dos praticantes são tão acrobáticos que, muitas vezes, simulam uma luta contra um ou mais oponentes imaginários. As apresentações exigem controle corporal e o manejo de armas tradicionais, como espadas e bastões.
Origem milenar
A palavra wushu significa técnica marcial. Essa expressão nasceu há mais de dois mil anos como técnica de defesa associada ao treinamento militar e à autodefesa em regiões da China, dando origem a diversos estilos. Com o passar do tempo, os movimentos foram padronizados, e foi criado o wushu moderno.
Como faz bem
O wushu melhora a coordenação, aumenta a flexibilidade e fortalece o corpo e a mente. Também ensina a ter disciplina e respeito, marcas das artes orientais. É preciso paciência para aprimorar os movimentos, o que ajuda o atleta a ter um bom controle físico e emocional. Para os mais jovens, o wushu contribui para o desenvolvimento motor e a valorização do esforço e da persistência.
Por dentro das regras
Existem duas modalidades principais: Taolu – apresentações coreografadas, como em uma dança marcial. Sanda – combate com técnicas semelhantes às do boxe, mas incluindo chutes e projeções. O Taolu destaca a precisão dos movimentos e dificuldade dos treinos. Já o Sanda ocorre sobre uma plataforma, exigindo agilidade e estratégia dos lutadores. Ambas contam com categorias femininas e masculinas.
Onde é praticado?
O wushu está presente em diversos países, inclusive no Brasil, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por meio de associações e academias especializadas. Para mais informações, vale acompanhar o perfil da CBKW – Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (@cbkwoficial), que forma atletas, árbitros e professores, além de organizar eventos nacionais e regionais.
Conexão com o corpo
Mais do que um esporte, o wushu é um modo de conectar corpo, mente e tradição! Excelente para quem o pratica, é também uma herança cultural chinesa que se encaixa bem nos esportes da atualidade. Para começar, basta encontrar um lugar para treinar e se dedicar à disciplina e à beleza dessa arte. É essa mistura de força e filosofia que torna o wushu tão especial.



