
O marshmallow tem uma história de dar água na boca! Confira com a TG!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo

Uma delícia... do pântano?
A palavra marshmallow tem uma origem curiosa. O doce era feito com uma raiz de planta colhida no pântano (marsh em inglês) e que é conhecida como malva (ou mallow). Logo, seu significado literal seria algo do tipo malva do pântano. Falando desse jeito, não parece algo muito saboroso, né?! Mas não se preocupe, pois hoje em dia o marshmallow é feito à base de gelatina, xarope de milho e açúcar, substituindo a raiz original. Ufa, bem melhor assim!
Como funciona uma fábrica de marshmallow?
Você já se perguntou como esse docinho fofo e doce é produzido? As fábricas têm linhas incríveis de produção. No parágrafo anterior, nós já demos um spoiler: a receita começa com açúcar, xarope de milho, gelatina e um pouquinho de água. Esses ingredientes dão a textura macia e elástica. Além do sabor original, existem no mercado algumas variações inusitadas de marshmallow nos sabores: pistache, paçoca e até pipoca doce, por exemplo.
Misturando, resfriando e cortando
Todos os itens da receita são aquecidos e batidos em grandes batedeiras industriais, que incorporam ar à massa, deixando tudo bem levinho. Em seguida, vem a modelagem e o corte. A massa é canalizada para máquinas que a moldam em longos tubos fofinhos, que logo são cortados em pedacinhos iguais por facas rápidas. Depois, os marshmallows passam por esteiras de resfriamento antes de serem embalados em pacotes coloridos.
Controle de qualidade
Cada lote é testado para garantir o sabor e a textura adequados, além da higiene, que não pode faltar jamais. As fábricas seguem regras rígidas de segurança alimentar e não podem permitir nenhuma contaminação. Com tudo devidamente testado e aprovado, é hora de levar a produção para os caminhões e deixar que eles entreguem as delícias nos supermercados.



