
Acompanhe a história de Elias, um profeta que amava e temia o Senhor!
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome:
Elias significa Jeová é meu Deus
Época em que viveu:
aproximadamente 875 antes de Cristo
Texto principal:
1 Reis 17–19; 2 Reis 1–2
Versículo-chave:
Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas (1 Reis 18.36)
Aquele que ora
Elias nasceu na cidade de Tesba, localizada a oeste do rio Jordão. O profeta gostava muito de orar, porque acreditava profundamente no poder de Deus. Infelizmente, em seu tempo, Israel estava esquecendo-se da soberania do Senhor e idolatrando Baal, conhecido como deus da chuva e da fertilidade. Mas essa má ação tinha um motivo: duas pessoas estavam incentivando a população a agir assim.
Más influências
Quando Onri se tornou rei de Israel, ele escolheu os montes de Samaria para fazer a sua capital e iniciou lá o culto a Baal. Seu herdeiro, Acabe, oficializou essa adoração e construiu um templo para esse deus. Para piorar a situação dos israelitas, a esposa de Acabe, Jezabel, encorajou o marido a acabar com a adoração ao Altíssimo. Foi nesse cenário que o corajoso Elias surgiu para mostrar quem era o verdadeiro e único Deus.
Boa influência
Elias era um homem forte e com uma fé poderosa! Ele sempre chamava os israelitas para o caminho certo. Certa vez, declarou que haveria uma seca como consequência da idolatria das pessoas. Elas veriam que Baal não tinha poder, e sim o Altíssimo. Durante o período de estiagem, Elias foi suprido em suas necessidades com comida levada por corvos e com a oferta de uma viúva, que teve sua farinha e seus óleos multiplicados.
Mensageiro do Senhor
Elias era tão destemido que enviava a mensagem de Deus até para os reis. Assim, ele fez com o rei Acabe: para pôr fim à seca, o Senhor mandou Elias falar com aquele líder. Esse é um dos momentos mais impressionantes da vida do profeta. Isso porque ele propôs ao monarca um desafio: Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel (1 Reis 18.19 – NVI).
Deus manda fogo!
No local marcado, os profetas de Baal deveriam fazer o deus deles enviar fogo do céu para consumir o sacrifício posto diante de todos. Eles fizeram de tudo para o fogo vir, mas não houve nem sinal de fumaça. Então, Elias pegou 12 pedras, representando cada uma das tribos dos descendentes de Jacó, e construiu um altar; em volta dele, havia uma pequena vala para o escoamento de água. Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.
Profeta em fuga
Após essa vitória, o povo reconheceu novamente a grandeza de Deus. Elias orou, e uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem, formou-se e trouxe chuva, pondo fim à longa seca. Depois dessa incrível demonstração de poder do Alto, Elias fugiu de Jezabel, que o ameaçou de morte por causa de seu feito, mas o Altíssimo Se manteve ao lado do profeta e salvou a vida dele das mãos da rainha.
Subiu ao Céu
Muitas situações boas aconteceram na vida de Elias. Ele conheceu Eliseu, que seria seu amigo e sucessor e ungiu dois reis, Hazael e Jeú, que finalmente derrotariam as maldades da família de Acabe. O profeta foi um homem dedicado ao Senhor e mostrou que, para fazer a obra divina, é preciso ser ousado. Elias não morreu, foi levado ao Céu em uma carruagem de fogo.
O que aprender com a história de Elias:
– Em nenhum momento, você está só nas dificuldades.
– Deus fará você prosperar em todas as situações.
– O Senhor fala com você de maneira mansa e encorajadora.
– Conte com seu próximo, outras pessoas também compartilham a sua fé.
