
Nesta edição, aterrissamos na
Holanda, para mais uma aventura ecológica. Vamos nessa?!
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik | Fotos: The Ocean Cleanup


Cores e invenções
Imagine um país pequenininho, 205 vezes menor que o Brasil, mas cheio de vida, onde as pessoas amam andar de bicicleta e mostrar invenções incríveis para o mundo. Esse lugar é a Holanda! Além dos moinhos de vento e das tulipas coloridas, os holandeses são conhecidos pela criatividade e inovação, principalmente quando o assunto é sustentabilidade. E foi lá que nasceu uma das iniciativas mais legais para salvar os oceanos: a The Ocean Cleanup!
Lixo: o inimigo número 1
A The Ocean Cleanup é um grupo de pessoas inteligentes e preocupadas com a natureza, que decidiram combater um problemão: o lixo nos oceanos! A ideia surgiu quando Boyan Slat, que, na época, tinha apenas 16 anos, viu plásticos flutuando no mar enquanto mergulhava e se perguntou: “Por que não eliminamos esse lixo de uma vez?” E foi aí que tudo começou!

Desde que foi criado, o projeto holandês removeu mais de nove mil toneladas de lixo por todo o planeta. Isso equivale a 750 caminhões de lixo cheinhos!
Trabalho é o que não falta
Você já imaginou um lixão flutuante, do tamanho de dois estados de Minas Gerais juntos? Pois é! Essa é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, um acúmulo imenso de plástico e outros detritos que ficam presos entre as correntes do oceano. No lixo, tem de tudo: garrafas, sacolas plásticas, redes de pesca abandonadas e até brinquedos que foram parar no mar. É assustador!
Tecnologia é a maior aliada
Para recolher essa sujeira, a The Ocean Cleanup criou barreiras flutuantes enormes que funcionam como redes, aproveitando o movimento natural da água para capturar o plástico. E o mais legal: é como se fossem “aspiradores” gigantes do oceano! Depois, barcos especiais passam recolhendo o lixo e levando-o para reciclagem ou descarte adequado.


Cuidados com os rios
Você sabia que boa parte do lixo que chega ao oceano vem dos rios? Se nada for feito, ele acaba indo direto para o mar e aumentando a poluição. Pensando nisso, a The Ocean Cleanup também instalou barreiras especiais em rios de vários países, como nos Estados Unidos, na Jamaica, Guatemala, Tailândia e Indonésia. São mais de mil rios! O objetivo é reduzir em 80% a quantidade de plástico que entra no mar. Essas barreiras funcionam como “portões”, segurando os plásticos antes que eles cheguem ao oceano.
Juntos podemos fazer a diferença!
A The Ocean Cleanup está mostrando ao mundo que é possível limpar nossos mares. Mas eles não podem fazer isso sozinhos! Pequenas atitudes, como reciclar, evitar plástico descartável e jogar o lixo no lugar certo fazem a diferença. Afinal, o grande oceano é feito de pequenas gotas de água – e cada um de nós pode ser essa gotinha que ajuda a salvar o planeta!