
Astronauta ensina ao mundo como é bom que a Igreja viva unida e em comunhão com Deus. Confira!

Fora do planeta?
Já imaginou passar nove meses inteirinhos fora da Terra? Foi o que aconteceu com um grupo de astronautas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, a NASA! Eles viajaram em uma missão que duraria apenas oito dias, mas, por causa de um problema técnico, tiveram de ficar bem mais tempo no espaço!
Durante esse período, a equipe flutuou dentro da nave, olhou nosso planeta azul lá do alto e viveu uma experiência completamente diferente de tudo. Mas também enfrentou desafios, saudade de casa e momentos difíceis. Nessas horas, a fé teve uma participação fundamental.
Um cristão entre as estrelas!
Um dos astronautas da missão era Barry Wilmore, um cristão que não deixou sua fé de lado nem por um segundo. Mesmo tão longe da sua cidade, da família e da igreja, Barry continuou participando dos cultos da sua congregação por meio da internet!
Em entrevista, após o seu retorno, Barry disse uma frase emocionante: “Nunca estive sozinho”. O astronauta sabia que Deus estava com ele. E mais: Barry sentia que estava perto da sua família da fé, aquela que ele tanto ama. E você? Já pensou como é especial estar com os irmãos da igreja?
O que a Bíblia diz sobre estar em comunhão?

A Bíblia ensina que a união é algo poderoso! Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (Salmo 133.1 – ARA). Quando a Igreja está aprendendo sobre Jesus, orando e louvando, a fé da congregação cresce, e a felicidade aumenta!
A Pra. Juliana Viana, da sede da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Goiás, explica como é esse momento tão especial, em que os membros do Corpo de Cristo se conectam com o Pai celeste: “Chegamos perto do nosso Deus quando conversamos com Ele de maneira sincera. Deus nos ouve e nos ama muito. Lendo a Sua Palavra, conseguimos ouvir Sua Voz falando ao nosso coração”.
Pra. Juliana Viana: sinceridade com Deus
O exemplo dos discípulos
Depois que Jesus ressuscitou, os 12 discípulos permaneceram juntos. Eles oravam, dividiam o pão e contavam para as pessoas tudo o que Cristo havia feito. Foi essa união que lhes possibilitou manter a fé viva e espalhar o Evangelho pelo mundo.
Os discípulos podiam ter se separado, cada um seguindo um caminho, mas não agiram assim! Isso significa que, quando estamos com nossos irmãos na fé, somos mais fortes e mais corajosos, e, principalmente, é por meio desse elo, dentro da igreja, que Deus envia as bênçãos (Salmo 133.3).
Crianças que vivem em comunhão
Para Isabel Coelho, pastora na sede da IIGD em Natal, as crianças precisam ter este pensamento muito claro: estar em comunhão na casa de Deus é essencial para a vida delas. “Precisamos entender que é melhor sermos dois do que um [Mateus 18.20], pois a verdadeira força está na união”, afirma a líder.
Você gosta de estar na escolinha bíblica com seus amigos, brincando, louvando a Jesus e compreendendo, cada vez mais, a mensagem que Ele nos deixou? Então, há outras crianças que também amam vivenciar todo esse amor. Veja depoimentos de duas herancinhas de Cristo.

Pra. Isabel Coelho: há força na união
Em comunhão, tudo vai bem

Aos nove anos de idade, Allana Gabriela Oliveira Valcacio dá o recado para as crianças: “Estar em comunhão com Deus é essencial para a nossa vida. Se estamos em comunhão, tudo vai bem, e conseguimos ser crianças cheias da luz do Espírito Santo”, declara a menina, que mora em Natal (Rio Grande do Norte) e gosta muito de ir à igreja. “As aulas da escolinha são muito importantes, pois aprendemos a ter comunhão e a crescer com Jesus.”
Allana Gabriela: crescer em comunhão com os irmãos
Nosso melhor Amigo é Deus
“Olá! Meu nome é Ester. É muito bom ter comunhão com amigos na escola, na rua, na escolinha. Nosso melhor Amigo é Deus, e sempre temos que ter comunhão com Ele, pois é quem nos protege e nos guarda. A escolinha me ajudou nisso. Lá explica muito bem e é divertido. É onde aprendo a Palavra de Deus”, conta Ester Oliveira Alarico, dez anos, que frequenta a IIGD regional Jundiaí, São Paulo.

Ester Oliveira: é bom ter comunhão com os amigos

Perseverança na união
A comunhão com os irmãos é tão primordial que vale o esforço, mesmo se você estiver no espaço, como o astronauta Barry! Então, valorize os momentos com seus amigos da igreja. Assim como a Ester e a Allana Gabriela, participe da escolinha, dos cultos e das orações com alegria. Sua igreja é sua família na fé, e estar com ela é uma forma linda de crescer em Cristo. Não foi à toa que o autor do livro de Hebreus escreveu este recado: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia (Hebreus 10.24,25).
Saiba mais
- O astronauta Barry Wilmore já esteve duas vezes no espaço e é conhecido por seu bom humor e sua fé.
- Durante a missão, ele usava a internet da nave para assistir aos cultos ao vivo da sua igreja nos Estados Unidos. Mesmo a milhares de quilômetros da Terra, Barry louvava a Deus com os irmãos!
- A palavra comunhão aparece muitas vezes na Bíblia e vem do grego koinonia, que significa compartilhar, estar em união, ter algo em comum.
- Na Igreja primitiva, os cristãos se reuniam todos os dias, comiam juntos e aprendiam uns com os outros. Eles oravam juntos e cuidavam uns dos outros com muito amor.
