

Por: Natan Souza | Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik

A Palavra em vários lugares
Jesus nasceu no momento ideal. Esse período especial é conhecido como a plenitude dos tempos. Nesse ponto da História, vários povos estavam crescendo, ampliando seus conhecimentos e se conectando mais uns com os outros. Isso ajudou a espalhar a Palavra de Deus. Vamos descobrir como cada um desses povos contribuiu para a pregação do Evangelho?
Os romanos
Eles eram grandes construtores! Nesse império, uma de suas maiores realizações foi ligar cidades com estradas que ajudavam as pessoas a viajar com mais rapidez e segurança. Graças a isso, os seguidores de Jesus puderam levar a Sua mensagem a locais que não seria possível antes. Além disso, os povos dominados pelos romanos foram unidos, tornando mais fácil a comunicação entre diferentes culturas. Mas, como os povos falavam entre si, se a língua de cada um era diferente uma da outra? É aí que a cultura grega entra.
Os gregos
A língua grega era falada por muitas pessoas. E isso fez a mensagem de Jesus ser entendida em vários territórios. Os gregos também eram grandes pensadores e estudiosos. Eles descobriram que a Música e a Matemática estavam ligadas e criaram regras musicais que ajudaram no ensino da Música no futuro.
Os judeus
O povo judeu se uniu em torno da promessa que Deus fez a Abraão, de que a sua descendência abençoaria as nações da Terra. E, então, por intermédio de Jesus, essa bênção se expandiu, incluindo não apenas a tradição judaica e o Antigo Testamento, mas também toda cultura que tinha o Senhor como Centro da vida cotidiana.
Um cesto de tradições
No tempo em que Jesus veio à Terra, as culturas desses três povos se combinaram. A música judaica dialogou com as ciências gregas e com as estradas romanas. Isso contribuiu para espalhar a mensagem do Evangelho de uma maneira particular: não somente por meio da fala, mas também da música, que é usada até hoje para exaltar a Deus e compartilhar Sua Palavra com o mundo! Então, vamos continuar cantando e celebrando o amor de Jesus!

