

Aprenda que é possível transformar
o remorso em algo positivo!
Por: Maria Gabriela I Arte: Rafael Barsottelli
Não é legal senti-lo
Você já sentiu uma dorzinha no coração por ter feito algo errado? Por ter falado de modo rude com a professora ou pegado a borracha de um colega sem pedir a ele? Saiba que esse sentimento é chamado de remorso, que é uma tristeza que dura muito tempo dentro de nós. Não é à toa que o significado da palavra, que tem origem no latim, é tornar a morder. A sensação é realmente essa: uma angústia ao relembrar da ação ruim que cometemos, como uma eterna tortura.
Atenção ao sinal!
O remorso é um sinal, um alerta da mente para que você tome consciência do mal que causou a alguém ou em alguma situação. Se compreendê-lo assim, será capaz de ir para o próximo passo: o arrependimento. Depois, é só fazer tudo diferente quando tiver oportunidade. Afinal, Jesus deseja que a ovelha desgarrada retorne ao aprisco dEle. O bom Pastor não quer perder um só dos Seus (Mateus 18.14)!
Judas não enxergou a saída
Na Bíblia, há histórias de pessoas que sentiram remorso. Uma delas é Judas Iscariotes. Ele era um dos discípulos de Jesus, mas acabou traindo e entregando o Senhor aos principais sacerdotes e anciãos dos judeus, em troca de 30 moedas de prata (Mateus 26.14-16). Logo após ver o que aconteceria com o Messias, Judas sentiu uma tristeza profunda!
O remorso de Judas foi uma oportunidade para ele pedir perdão ao Salvador e, de alguma forma, tentar consertar seu erro. Outro discípulo, chamado Pedro, negou Jesus três vezes. No entanto, ele se arrependeu e seguiu obedecendo à ordenança de Cristo: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15b). Pedro tomou a decisão certa e, diferentemente de Judas, conseguiu enxergar o perdão que o Mestre sempre nos oferece.
Confessar, pedir perdão e continuar
Toda vez que sentir remorso, converse com seu melhor Amigo: Jesus. Ele perdoará você e acalmará seu coração. Sentir paz será a prova de que a química do seu corpo mudou. No lugar de liberar cortisol em excesso, por se preocupar com as consequências do que fez, você produzirá serotonina, um neurotransmissor que tem um papel importante na regulação do humor, da ansiedade e do sono. Confie nAquele que deseja a sua felicidade a todo tempo e faça o que agrada a Ele. Nem o remorso nem coisa alguma podem separar você do amor de Cristo (Romanos 8.38,39).
Não alimente o remorso!
Quando entender que fez algo ruim, pegue a Palavra e medite nela. Assim, não ficará alimentando pensamentos maus e nutrirá a sua mente com a mensagem do Alto. Em um caderno ou uma agenda, anote os versículos que leu. Com a mente e o coração fortes, você ouvirá melhor o Criador, que lhe apresentará a solução ideal para o seu problema!