

Você sabe quais são os seus? Entre nessa jornada de autoconhecimento com a TG!

A serviço do Reino
Já percebeu que ninguém é igualzinho a você? Cada pessoa tem habilidades especiais. Nós chamamos isso de dons e talentos. E nem pense em ignorá-los, viu? A Bíblia nos ensina a exercê-los a serviço de todos, é quase como superpoderes concedidos por Deus: Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus nas suas múltiplas formas (1 Pedro 4.10,11). Ao praticá-los, nós nos mantemos fiéis ao Senhor e ajudamos a melhorar o mundo.
Esses dois têm a ver com habilidades inatas ou desenvolvidas. Por exemplo: tem gente que nasce com a capacidade de cantar bem. Já outra pessoa tem talento para a música, ela aprende com facilidade as notas, mas precisa se dedicar aos estudos da área para se desenvolver.

“Qualquer criança que recebe um talento de Deus deve ser levada a multiplicá-lo”, defende o Pr. Elder Cavalcante, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIDG) em Natal, Rio Grande do Norte. Ele afirma que é importante que você, ao descobrir um talento, tenha o acompanhamento dos pais, dos professores e da Igreja para desenvolvê-lo. “Os pequeninos que são fiéis ao Senhor hoje, lá na frente, serão abençoados pelos grandes planos divinos. Essas crianças serão o futuro de nossa nação.”
Parábola dos talentos
Como está escrito na Palavra e lembrou bem o Pr. Elder, os talentos precisam ser multiplicados. A parábola encontrada em Mateus 25, do versículo 14 ao 30, fala a respeito desse assunto. Veja só que legal é essa história:
Havia um rei que partiu em uma viagem. Antes de ir embora, ele chamou seus servos e confiou a cada um deles certa soma de dinheiro. Dois dos servos pegaram o valor e o multiplicaram; um simplesmente enterrou as moedas. Quando o rei voltou, recompensou aqueles que aumentaram a quantia recebida e mandou para longe aquele que a escondeu.
Já pensou no que você faz bem? Nos seus dons e talentos que podem ser aumentados servindo a Deus? Enterrá-los significa deixar de usar suas incríveis habilidades. Imagine o quanto o Senhor fica feliz quando vê você aperfeiçoando o que Ele lhe deu!
Uma orquestra afinada
Imagine que nossos dons são como instrumentos musicais. Alguns têm violões, outros pianos, guitarras, baterias. Quando tocamos juntos, unidos, conseguimos produzir uma linda melodia! Assim também é com os dons e talentos que recebemos de Deus: quando os usamos, podemos criar algo maravilhoso para abençoar as pessoas ao nosso redor!
Dons para compartilhar
Como você deve estar compreendendo, os dons e talentos precisam ser usados, pois eles nos foram dados para abençoarmos o nosso próximo! Se gosta de escrever, pode criar lindas mensagens de incentivo e histórias inspiradoras. Curte desenhar? Então, pode fazer cartões ou ilustrações que transmitam amor e esperança. Se ama música, é possível levar alegria e paz com o seu som. Preste atenção nas atividades que fazem seus olhos brilharem e converse com seu pai e sua mãe sobre isso. Seja qual for o seu dom, ele tem um propósito especial!
A Bíblia fala também de dons espirituais. Esses são dados à pessoa pelo Espírito Santo. Paulo disse que existem diferentes maneiras de servir, mas o Senhor a quem servimos é o mesmo. Em 1 Coríntios 12, do versículo 8 ao 10, o apóstolo nos mostra que há nove dons espirituais: mensagem de sabedoria, mensagem de conhecimento, fé, poder de curar, poder para fazer milagres, o dom de anunciar a mensagem de Deus, capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dEle, capacidade de falar em línguas estranhas e, por fim, a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Os dons espirituais devem ser usados igualmente, para que o Nome de Jesus seja louvado e Seu Reino, expandido.
Sobe o som, Rebeca!
Na casa da Rosane Gomes Marques, a paixão pela música é enorme! Sua filha Rebeca, de seis anos, cresceu acompanhando o exemplo da mamãe, ensaiando e adorando. Rosane toca violão e canta na Igreja Nova Vida Cem Vaz Lobo, no Rio de Janeiro.
“Gosto de escutar música, dançar e cantar! E canto para Jesus, com a mamãe ou sozinha”, celebra Rebeca. Hoje, é a menina que inspira os colegas à sua volta e até a irmãzinha, Maria Alice, de apenas sete meses.
Em casa, Rebeca vivencia a Palavra de Deus por meio do exemplo dos pais. Ela também estuda em um colégio cristão confessional, onde os professores dão continuidade a esse trabalho e lhe ensinam sobre a Bíblia, música e valores.
“Eu me sinto muito orgulhosa em ver a desenvoltura dela, pois percebo que a minha filha não tem vergonha de servir, ela é participativa e tem prazer nisso”, enfatiza Rosane, destacando que, como mãe, é gratificante ver surgirem os frutos da educação que tem como base a presença de Deus.

Gentileza transforma vidas
Usar nossos talentos também significa agir com amor e gentileza: Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor (1 Coríntios 16.14). Estudos mostram que ser gentil faz bem à saúde! Segundo a neurocientista canadense Elizabeth Dunn, professora de Psicologia Social na Universidade da Colúmbia Britânica, ajudar os outros ativa áreas do cérebro ligadas à felicidade e reduz o estresse. Sendo assim, você se sente melhor quando usa seus dons e talentos para abençoar alguém! Por outro lado, em uma de suas apresentações na internet, Elizabeth pontua: a maneira como ajudamos faz toda a diferença. De acordo com ela, isso deve ser algo natural, feito de coração, espontâneo.
Essa sensação surge porque seu cérebro é simplesmente inundado de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade. Deus fez tudo muito perfeitinho mesmo. Há químicas em nosso corpo que são ativadas quando servimos ao próximo!

O exemplo de Samuel
O Pr. Eric Costa Dias, da IIGD em Boa Vista, Roraima, destaca a história bíblica de Samuel, uma criança que, durante os dias do profeta Eli, servia ao Senhor de coração. “Samuel talvez não imaginasse o plano divino para ele. Porém, um dia, ouviu o Senhor chamá-lo. Samuel se tornou um dos maiores profetas de sua nação e, por intermédio dele, o Senhor ungiu Davi como rei de Israel.” Segundo o Pr. Eric, a lição que fica para todos nós é a seguinte: ainda que a sua tarefa pareça pequena, persevere naquilo que Deus lhe ordenou, “pois logo o Senhor lhe dará uma missão ainda maior, e, por seu intermédio, fará muito além do que você possa imaginar” (1 Samuel 3).

Agora é sua vez: use o que Deus lhe deu e inspire outras pessoas a fazer o mesmo!