
Ele é mais sustentável e menos poluente para o meio ambiente
Por: Maria Gabriela I Arte: Freepik

Com você, LignoSat

Esse é o nome do satélite que foi enviado para o espaço em 2024, por um foguete da empresa Space-X, a partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, Estados Unidos. Mas a peça é uma invenção dos japoneses, mais precisamente foi feita na Universidade de Kyoto, no Japão, e teve a parceria da Sumitomo Forestry, uma empresa de extração e processamento de troncos de árvores.
LignoSat é uma homenagem à palavra em latim lignum, que significa justamente madeira.
Por que madeira?
Os componentes principais dos outros satélites são metais e plásticos. Porém, a intenção na criação do de madeira é muito boa. Ela é renovável. Isso quer dizer que é possível replantar as árvores, e ter sempre esse material, o que o torna bastante útil para os planos dos cientistas na exploração do espaço. Outro ponto positivo é que a madeira é mais barata e leve, o que facilita o lançamento do satélite para além da Terra.menos im portante, aponta para o cozimento e o resfriamento.
Ao passar por essas etapas, o alimento deve manter o sabor e
a qualidade que se espera após a impressão.
Os pesquisadores japoneses querem construir casas e plantar árvores na Lua em 50 anos. Por esse motivo, fabricaram um satélite que mostrasse o potencial da madeira.
Técnica artesanal japonesa
O satélite foi projetado para orbitar o nosso planeta por seis meses. Assim, daria para saber como esse material se comportaria no espaço em relação ao frio intenso, à radiação solar e cósmica, e às interferências magnéticas. Acredita que ele foi construído com uma técnica artesanal sem parafusos e cola? Seu tamanho impressiona. A caixinha mede apenas 10 centímetros em cada um de seus lados e pesa só 900 gramas (mais leve que um saco de açúcar).
Ele vai funcionar para...
Além de saber como a madeira se adapta ao espaço, assim como os outros satélites, a missão do LignoSat é coletar dados sobre o Universo. Ele tem instrumentos para esse fim e placas solares que geram energia. A diferença principal dele para os outros satélites é o material mesmo.
O primeiro satélite a ser lançado no espaço foi o Sputnik 1, uma esfera de 60 centímetros de diâmetro, que pesava aproximadamente 84 quilos, feita de uma liga de alumínio. Esse acontecimento foi em 1957 e deu início à corrida espacial.
Invenção genial
Quando qualquer satélite cumpre seu objetivo, ele deve retornar à Terra para não virar lixo espacial. Os de madeira quando retornarem à atmosfera, a ideia é que peguem fogo completamente, não poluindo o meio ambiente como fazem os satélites de metal. Esses, por sua vez, liberam partículas de óxido de alumínio. Quem pensou na fabricação do satélite de madeira foi o cientista japonês Takao Doi. Ele não teve uma ótima ideia?
