
Entenda o que é o empreendedorismo inteligente.
Quem sabe, no futuro, você não tenha o próprio negócio!
Por: Maria Gabriela I Arte: Freepik

Imaginação ativa
Pense nesta hipótese: você cresceu e já tem idade para abrir uma loja de chocolates on-line. Saberia quais passos seguir para ter sucesso nesse ou em outro empreendimento? Não se preocupe! Essa questão foi levantada justamente para lhe ensinar o caminho. Essas informações podem até não ajudar você agora, mas que tal as guardar para um futuro próximo ou compartilhar esse aprendizado com um familiar mais velho que queira ser empreendedor?
Passando tudo para o papel ou computador
Todo negócio começa com uma ideia. No seu caso, é a loja de chocolates, lembra? A partir daí, é necessário criar um plano de negócios. Uma ideia não pode ficar somente na caixola, ela deve ser escrita e dividida em etapas. Para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas, são elas: sobre o que é o empreendimento? Quem é o público-alvo? Qual será a estratégia de marketing? Quanto terá de gastar para realizar esse projeto? Com essas respostas, você desenvolverá habilidades de planejamento e organização.
Público-alvo são os clientes, as pessoas que comprarão os seus produtos. É necessário saber a idade e outras informações sobre elas para aplicar a estratégia de marketing. Essa, por sua vez, são ações que aumentam a força da marca (criação de conteúdo nas mídias a respeito do chocolate, eventos que apresentem seu produto etc.), assim ela será mais conhecida pelo público.
Financiamento certo
Com tudo detalhado, é hora de pensar no financiamento da sua lojinha, isso quer dizer como conseguirá capital para fazer o planejamento se tornar realidade. Existem várias maneiras: poupança pessoal, crowdfunding, e apoio de investidores-anjo. É essencial analisar os lados negativos e positivos de cada financiamento para tomar a melhor decisão.
Na poupança, você economiza por um tempo até ter o valor suficiente para iniciar o negócio. O crowdfunding é um financiamento coletivo: um grupo de pessoas investe dinheiro no empreendimento, a fim de apoiar o empreendedor. Legal, né?! Já um investidor-anjo é uma única pessoa que investe financeiramente em uma empresa, mas recebe em troca uma participação nela.
Cuidado e atenção com os colaboradores
Que tal refletir sobre a responsabilidade social e ética da sua empresa? Isso significa o modo como o seu negócio contribuirá para a sociedade. Pode ser por meio de práticas sustentáveis (a embalagem do chocolate ser de papel biodegradável), responsabilidade social corporativa (preocupação com o bem-estar dos funcionários, por exemplo) e ética nos negócios (responsabilidade com os compromissos assumidos, respeito aos direitos humanos).
Esse material se decompõe naturalmente, sem causar danos ao meio ambiente. Ele pode ser feito a partir de fibras vegetais, como o bambu ou o eucalipto.
Quanto mais gente melhor
Outro ponto interessante é o networking. Você faz isso na escola e nem sabe. Quando brinca com os colegas, faz novas amizades, troca números de celular para jogarem depois ou estudarem. Na hora que precisar de uma informação ou ajuda, há diversas pessoas para quem possa ligar, não é verdade?! Nos negócios também é assim.
Você constrói uma rede de contatos que pode oferecer bons recursos para a sua empresa. Ela pode ser feita em eventos, grupos de empreendedorismo, entre outros lugares.
Informação nunca é demais
Finalmente, tenha acesso à educação e a recursos de qualidade. Cursos de empreendedorismo, workshops, livros e conteúdo on-line acrescentarão bastante ao seu conhecimento e farão sua lojinha decolar.
Parece muita informação para ser processada, e é mesmo! Porém, todas elas são úteis para qualquer empresa ter um futuro longo e próspero. Guarde essa edição com carinho, quem sabe não precise dela daqui a pouquinho, hein?!