O caranguejo-dos-cocos tem a força de um leão e ajuda a natureza de forma impressionante!
Por : Sandro Miranda I Arte: Eric Codo
Ficha do animal
Onde vive:
ilhas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico,
incluindo a Austrália continental e Madagascar
Tamanho:
pode chegar a 1 metro de largura
esticando as patas
Alimentação:
coco, frutas, folhas, sementes e até animais mortos, como pássaros e peixes
Características:
as cores variam entre azul, roxo,
vermelho, preto e laranja
Maior artrópode
Ele escala árvores, quebra cocos, espalha sementes e vive quase tanto quanto um humano? Abra caminho, pois vem aí o inigualável caranguejo-dos- -cocos! Esse brutamontes em forma de crustáceo é o maior artrópode terrestre do mundo! Cientificamente chamado de Birgus latro, o nome combina perfeitamente com ele: Birgus tem a ver com o gênero (ou família grande) a que ele pertence, e latro significa ladrão em latim. Isso porque ele gosta à beça de pegar comida por onde passa.
Sabia que...
O caranguejo-dos-cocos respira bem em terra firme. Como ele conseguiu essa habilidade incrível? Graças às brânquias adaptadas, que funcionam como uma espécie de pulmão.
Armadura natural
Para quebrar os cocos com tanta facilidade, nosso amigo fortão vai à academia todo dia, faz 200 flexões e levanta peso. Brincadeirinha! Na verdade, ele faz parte da família dos caranguejos-eremitas, aqueles que carregam conchas nas costas para se protegerem. Porém, diferentemente dos seus primos eremitas, o caranguejo-dos-cocos não usa conchas. Ele possui uma armadura no corpo, que o protege dos predadores.
Sua estrutura externa, chamada de exoesqueleto, é trocada uma vez por ano. Durante esse período, ele se resguarda em sua toca até crescer uma nova carapaça.
Forte como o rei da selva
Esse caranguejo impressiona não só pela estrutura física – ele pode chegar a pesar quatro quilos, como um gato médio – mas também pela força que tem. Suas pinças, que, segundo cientistas, equivalem à mordida de um leão, são tão poderosas que conseguem quebrar a casca dura de um coco, algo difícil até para humanos. Já as garras são capazes de exercer uma força que varia de 80 a 100 vezes o peso do corpo dele. Incrível!
O escalador de florestas
O caranguejo-dos-cocos gosta de morar em ilhas tropicais, aquelas com clima quente e plantas bem verdes. Apesar de viver no chão, o “maromba” desta edição é um excelente escalador. Ele é capaz de subir em árvores, especialmente coqueiros, com suas pinças e patas fortes. Seus hábitos são noturnos para evitar o calor do dia e os temidos predadores. Sai pra lá!
Do mar à terra: uma jornada incrível!
A vida desse bichinho começa de um jeito diferente! As fêmeas colocam seus ovos no mar, e os bebês nascem na água, como a maioria dos caranguejos. No entanto, depois de um tempo, eles deixam o oceano e se adaptam à vida na terra, onde podem viver por mais de 40 anos. Uau!
Embora nasçam na água, os caranguejos-dos-cocos não são bons nadadores! Se caírem em águas profundas, podem se afogar. Eles são adaptados para viver exclusivamente em terra firme.
Um gigante em perigo
A espécie enfrenta grandes desafios. Além de ser caçada por humanos que consomem sua carne, o desmatamento e as mudanças climáticas afetam o ambiente em que vive. De acordo com os critérios da Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o caranguejo está classificado como vulnerável.
Os cientistas ainda estão aprendendo sobre o caranguejo-dos-cocos; por exemplo, como ele desenvolveu suas pinças tão fortes e como vive por longos anos. Essas pesquisas são fundamentais para proteger esse artrópode incrível e garantir que ele continue quebrando cocos por muito tempo!
Ajuda ambiental
Ao carregar frutas e cocos de um lugar para o outro, ele acaba espalhando sementes, que podem crescer e se transformar em novas plantas. Isso ajuda as florestas a se manterem vivas e saudáveis.