Por: Maria Gabriela | Arte: Freepik
Por que o nome dos dinossauros termina em “-saurus”?
Em 1841, o paleontólogo britânico Richard Owen criou a palavra dinossauro. Em suas pesquisas, ele uniu dois termos de origem grega (dino), que significa terrível, e (saurus), que quer dizer lagarto. No início das descobertas dos grandes répteis, achavam a aparência deles muito semelhante à dos lagartos. Agora, está fazendo sentindo para você? Vale lembrar que todos os nomes de organismos vivos do planeta são definidos pela Taxonomia. Essa é a área da Biologia responsável pela identificação, nomeação e classificação desses seres.
De quem foi a ideia de comemorar o Dia do Professor?
Como é bonita essa profissão! As pessoas que atuam nela merecem todo o nosso carinho e respeito. Quem pensou nessa data foi um... professor! O nome dele era Salomão Becker, um docente apaixonado pelo magistério. Em uma conversa entre amigos, surgiu a ideia dessa homenagem. O dia 15 de outubro foi escolhido, porque, nessa data, na cidade natal dele, Piracicaba, São Paulo, professores e alunos confraternizavam. A sugestão se espalhou pelo Brasil e, por meio do Decreto Federal 52.682, o Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente, em 1963, como feriado escolar.
Por qual motivo os sapos pulam tão alto?
Eles fazem crossfit (brincadeira). Os sapos têm muita energia nos músculos das pernas! O corpo deles a armazena propositalmente, porque, ao liberá-la, eles conseguem dar um impulso. Além disso, as perninhas desses anfíbios são longas e servem de alavanca na hora do salto. Agora, veja que curioso, a rã, que não é da mesma espécie do sapo, porém pertencem juntos à ordem Anura, é capaz de saltar cem vezes mais do que a altura dela. Isso acontece por ela ser bem levezinha. Legal, né?
Alguma planta consegue voltar à vida?
Bom, não é bem assim... A flor-de-jericó, de nome científico Anastatica hierochuntica, pertence a regiões desérticas no norte da África e no Oriente Médio. Por ser nativa desses lugares, ela suporta longos períodos de seca. Nessas ocasiões, para sua sobrevivência, ela retrai os galhos, as folhas e raízes e se torna uma estrutura compacta. Esse processo a impede de perder muita água. A flor-de-jericó fica nesse estado de hibernação por bastante tempo. Depois, “volta à vida”, abrindo-se completamente de novo. Que lindo!
Por que as queimadas no Brasil representam um perigo?
Regiões, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Amazonas, estão sofrendo com as queimadas. Incêndios florestais ganharam grandes proporções a ponto de serem considerados crise ambiental. Além dos danos na fauna e na flora, a fumaça atinge cidades, causando problemas respiratórios, principalmente, em idosos e crianças. Essas irritações ou inflamações ocorrem por causa das partículas finas e dos gases tóxicos da fumaça. Portanto, é fundamental setores da sociedade trabalharem em conjunto para criarem medidas de prevenção de queimadas.
Qual é a nação mais jovem do planeta?
“Como assim mais jovem?”, você pode ter pensado. Mas é isso mesmo. Há um país que teve sua independência declarada em 2011, praticamente ontem, em se tratando da História da humanidade. O nome dele é Sudão do Sul, antes ligado ao Sudão. A partir desse marco, os sul-sudaneses encaram desafios para conseguirem estruturar a economia, segurança, saúde e mais áreas. Infelizmente, a situação lá não é favorável aos cidadãos, devido às guerras civis e à pobreza. No entanto, o território tem importantes riquezas naturais, como o petróleo e o ouro.
O que são livros digitais?
São aqueles lidos por meio de um equipamento eletrônico, como computador, tablet, celular ou um leitor digital. Há quem prefira o livro físico, para folhear as páginas, sentir o cheiro do papel. Mas os e-books (abreviação do inglês para electronic books), como também são chamados os livros digitais, já são uma realidade que pode andar lado a lado à antiga. Aliás, vai depender mesmo do gosto do “freguês”. A sua geração, por exemplo, que é a Alpha, usa os dois formatos tranquilamente, um complementando o outro.
O que é a reunião do G20?
É uma cúpula de líderes de 19 países dos cinco continentes mais a União Europeia e a Africana que se reúne para tratar de assuntos ligados à estabilidade econômica no mundo. Com o passar dos anos, outros temas foram inseridos na conferência, porque foi entendido que as soluções para as questões climáticas e a fome, por exemplo, só podem ser resolvidas com a união de todos. Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do Grupo dos 20, a qual é trocada anualmente. Inclusive, foi o nosso país que pôs na pauta o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Este ano, o encontro do G20 será na capital do Rio de Janeiro.