Conheça as línguas e os sabores que tornam a Europa um lugar tão especial e cheio de histórias
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik
Pode escolher o que falar
A diversidade linguística da Europa reflete a cultura vibrante de cada região. Ela é fruto das línguas ancestrais que passaram por transformações ao longo do tempo. São mais de 60 idiomas! Que tal conhecer alguns deles?
O inglês é típico do Reino Unido e da Irlanda. Por ser a língua global de comunicação, ele é ensinado e compreendido em outros países europeus. O francês é falado na França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. O alemão, por sua vez, é o mais utilizado no continente em termos de número de falantes nativos, e é a língua oficial da Alemanha, Áustria e partes da Suíça.
O espanhol é expressado sobretudo na Espanha e em partes de Gibraltar e Andorra. Conhecido por sua musicalidade, é uma das línguas mais estudadas no mundo. Já o italiano é a língua do país das massas e da pizza, a Itália, e também é falado em San Marino, regiões da Suíça e na Cidade do Vaticano.
Comidas deliciosas
Por falar em pizza, há vários pratos típicos da Europa que só de citar o nome as pessoas logo os associam ao país de origem. Você já experimentou uma paella ou um croissant? Cada região tem suas especialidades, como a cozinha nórdica, que inclui pratos com peixes frescos, carnes curadas e pães rústicos.
Existem traços culinários muito particulares dos países. Na Hungria, República Tcheca e Áustria, é comum comer sanduíches com tomate, pepino e pimentão no café da manhã. Na Alemanha, é encontrado todo tipo de frios e até mesmo linguiças logo cedo. Na Holanda, há o costume de consumir torrada com granulado de chocolate ou outros confeitos.
Festivais diversos
A Europa é conhecida por seus festivais e eventos gastronômicos. Na França, o Festival de Queijo é uma oportunidade para experimentar diferentes tipos de queijos e aprender sobre as origens de cada um deles. A Feira de Sevilha acontece uma semana após a Páscoa, na Espanha. A cidade se transforma em uma enorme feira com tendas coloridas, música e dança.
Outro festival típico espanhol é o Tomatina de Valência. Ele surgiu em 1945, quando centenas de pessoas se enfrentaram jogando tomates umas nas outras. De lá para cá, as “batalhas” atraem cada vez mais participantes, que se divertem com, aproximadamente, 150 toneladas de tomates entre as ruas e praças. No entanto, nos últimos anos, o evento tem sido alvo de polêmicas, em especial, por causa do desperdício de alimentos. Enquanto alguns criticam a prática, outros defendem com fervor a manutenção da tradição.
Dança e futebol
A dança flamenca, originária da Andaluzia, uma região da Espanha, é uma expressão cativante da cultura local. Com batidas de pés e movimentos elegantes das mãos, o flamenco é um lindo espetáculo. O futebol europeu, por sua vez, também tem movimentos que impressionam. Mais do que uma modalidade esportiva nesse continente, é uma paixão que une diferentes nações. Clubes, como Juventus, na Itália, Manchester United, na Inglaterra, e Bayern de Munique, na Alemanha, têm torcedores leais em todo o planeta.
Você sabia que o esporte mais popular do mundo foi criado no século 17 na Inglaterra? No entanto, suas regras escritas só surgiram no século 19, em 1830.
Lugares incríveis para visitar
Itália, Inglaterra e Alemanha não apresentam somente times famosos ao mundo, mas também lugares turísticos. A Torre de Pisa – sim, aquela que é inclinada – teve o início da sua construção em Roma no ano de 1173 e possui mais de 290 degraus. Em Londres, o Hyde Park forma uma das maiores áreas verdes na cidade. Na alemanha, o Castelo de Neuschwanstein, considerado cartão-postal alemão, foi erguido pelo rei Luís II da Baviera no século 19.
Quebra-cabeça cultural
A Europa oferece uma variedade de experiências para todos os gostos. Esse continente possui locais incríveis com paisagens naturais e monumentos que somam séculos de história. O vasto território é palco de linguagens, gastronomia, dança, esporte e cultura, como acabou de conferir, e está repleto de aspectos políticos, literatura e filosofia, como observou na edição anterior. Todas essas áreas formam um quebra-cabeça pronto para ser apreciado.