A vida de Sansão foi uma grande aventura
com um final surpreendente
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto
Nome:
Sansão quer dizer pequeno sol
Época em que viveu:
De 1095 a 1075 antes de Cristo
Textos principais:
Juízes 13–16; Hebreus 11.32-34
Versículo-chave:
Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus (Juízes 13.5)
Um nome misterioso
Imagine um anjo aparecer para uma mulher que não podia engravidar e anunciar que ela teria um filho. Foi o que aconteceu com a esposa de Manoá. Assim que soube disso, ela contou a novidade para o marido, que também quis ver o mensageiro de Deus. Então, o casal lhe perguntou como se chamava, mas ele não disse nada aos dois, pois era um mistério. No entanto, o nome do bebê que viria não era segredo para ninguém: Sansão. Ele nasceria forte e já consagrado ao Senhor para livrar os israelitas dos filisteus.
Abençoado enquanto crescia
O pequenino nasceu e, por ser separado para o Senhor, nunca poderia cortar o cabelo, tornando-se
assim um nazireu. Esse voto fazia o menino ter uma força fora do comum. O Espírito de Deus Se
manifestava no garoto conforme ele crescia em estatura.
Poder e desobediência
Todos tinham conhecimento de que os filisteus eram contra o povo de Deus. Ainda assim, Sansão escolheu se casar com uma jovem filisteia, mesmo sem a aprovação dos pais dele. No caminho de Timna, cidade da noiva, Sansão derrotou um leão que tentou atacá-lo. Em outro momento, ele viu o que restava do felino rodeado por um enxame de abelhas e cheio de mel. Que estranho, não?
Enigma frustrado
Na festa de noivado, Sansão se viu diante de 30 rapazes e lhes propôs um enigma, caso o descobrissem, ganhariam brindes. A charada tinha a ver com o animal deixado na estrada: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte. Não é que eles desvendaram? Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? Mas isso só aconteceu porque os homens chantagearam a noiva de Sansão, que tomou do nazireu a resposta e a entregou a todos. Ele ficou furioso e retornou para a casa dos pais.
Cadê a sabedoria?
Sansão prosseguiu se deixando levar pela sua vontade. Certa vez, por vingança, ateou fogo na plantação dos filisteus, atando tochas na cauda de 300 raposas, que corriam pelos campos incendiando tudo! Então, os adversários deram uma resposta a isso, Sansão deu outra, e assim seguiram, como um jogo de vai e vem, até o guerreiro fugir para a rocha de Etã. Os filisteus não desistiram e atacaram Judá. Nessa ocasião, Sansão acabou com mil homens da Filisteia com uma queixada de jumento. Impressionante!
Segredo descoberto
Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, mas o coração dela não pertencia a ele. Ao ser procurada por príncipes dos filisteus, que lhe pagariam muitas moedas de prata para descobrir de onde vinha a força de Sansão, ela aceitou traí-lo. Todos os dias, Dalila insistia para que ele lhe dissesse por que era tão forte. Foi assim que o juiz contou-lhe que, se seu cabelo fosse cortado, suas forças iriam embora.
Por essa ninguém esperava
Uma noite, Dalila chamou um homem para raspar a cabeça de Sansão. Então, os filisteus o prenderam. Ele agora estava fraco. No cárcere, o tempo foi passando, e seu cabelo começou a crescer. Em uma festa das autoridades filisteias, Sansão foi levado para o humilharem. Na frente de todos, ele clamou ao Senhor (Juízes 16.28). Nessa hora, as colunas que o cercavam caíram, e todos os inimigos ficaram embaixo delas.
Mesmo com tantos dons, Sansão desperdiçou a chance de julgar o povo israelita com sabedoria pelos 20 anos em que foi juiz. No entanto, em seu último ato de coragem, fez algo por sua gente, ficando assim registrado na Bíblia como um dos heróis da fé.
O que aprender com a história de Sansão:
– Não use seu talento para desagradar a Deus.
– Entenda que os propósitos do Todo-Poderoso para você são os melhores.
– Busque sempre a sabedoria do Altíssimo antes de tomar qualquer decisão.
– Arrependa-se diante do Senhor, e Ele perdoará seus erros.