Raabe confiou no Criador e teve a vida transformada
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto
Nome:
Raabe quer dizer insolência (atrevimento), ou grande, espaçosa
Época em que viveu:
1400 antes de Cristo
Textos principais:
Josué 2.1-21; 6.17-25; Mateus 1.5
Versículo-chave:
[...] ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje (Josué 6.25b – NVI)
Uma visita inesperada
Raabe, uma moradora de Jericó, deveria estar se preparando para descansar do dia, quando, de repente, apareceram dois homens em sua casa. Quem eram eles? Espiões enviados para aquela cidade sob as ordens de Josué. Esse servo de Deus queria saber informações sobre uma parte da Terra Prometida. Você acha que ela se assustou? Isso poderia ter acontecido, mas Raabe entendeu o que os dois estavam fazendo ali e prontamente os escondeu.
Eles estavam acampados nas planícies de Moabe, leste do rio Jordão, com Josué esperando a direção de Deus para o início da conquista da região.
O plano de despiste
A notícia chegou aos ouvidos do rei de Jericó, que não gostou de saber que sua terra estava sendo observada. O monarca mandou alguns guardas resolverem a questão. Logo, eles entraram na casa de Raabe, que disfarçou bem o que tinha acabado de fazer. Ela disse que os homens haviam estado no local, tendo fugido antes que a porta da cidade se fechasse. Raabe teve uma ideia genial para despistar aqueles guardas: [...] Corram atrás deles.Talvez os alcancem (Josué 2.5b). E lá foram eles!
Esconde-esconde
Raabe levou os dois servos de Deus para o terraço. Possivelmente, olhou para um lado e para o outro e viu os talos de linho de que precisava. Essas hastes são da planta com que se fazem tecidos e roupas. Que engenhosidade esconder aqueles homens sob um monte de folhas secas! Ela agiu rápido! Mas por que essa mulher se arriscou para salvá-los?
Tudo pela fé
O Criador havia preparado tudo. Ele enxerga além da nossa visão. Raabe se sentiu segura, pois sabia que havia algo especial no Deus dos israelitas. Tanto que declarou o que tinha ouvido falar a respeito do Todo-Poderoso: Sei que o Senhor lhes deu esta terra. [...] temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito [...] o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra (Josué 2.9-11).
Um pedido especial
Raabe entendia o risco de ser descoberta como traidora do rei, mas algo lhe dizia que seria melhor ficar ao lado do Deus de Israel. Afinal, Ele havia feito muitos milagres e, mais importante do que isso, era fiel ao Seu povo. Antes de os espiões dormirem, ela lhes pediu algo: Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família (Josué 2.12a). Ela queria que seus familiares fossem poupados quando os israelitas tomassem posse da terra. E assim aconteceu.
A fuga dos espiões
Jericó era uma cidade cercada por muros altos e fortes. A casa de Raabe fazia parte dessa cerca. Quando chegou a hora de os espiões irem embora, ela os ajudou mais uma vez. Faz ideia com o quê? Eles desceram pela janela segurando uma corda e falaram para ela atar um cordão escarlate na outra janela para saberem que o trato ainda estaria de pé quando voltassem. Em seguida, ela os orientou para onde deveriam prosseguir: “Vão para aquela montanha, para que os perseguidores não os encontrem. Escondam-se lá por três dias, até que eles voltem; depois poderão seguir o seu caminho” (Josué 2.16).
Escarlate - Essa palavra se refere a uma cor vermelha brilhante e intensa. Na Bíblia, ela simboliza o pecado, o sacrifício e a redenção.
Salvação e nova vida
Seguindo as ordens de Deus, os israelitas finalmente conquistaram a Terra da Promessa. Era o início de uma longa jornada com um começo triunfante. Os muros da cidade vieram abaixo, mas a casa de Raabe permaneceu intacta. Ela estava lá com seu pai, sua mãe e seus irmãos, todos seguros.
A trajetória dessa mulher, a partir de sua sábia decisão, teve um rumo surpreendente. Ela, que antes desagradava a Deus, agora fazia parte de outro povo. Raabe se casou com Salmon, e eles tiveram um filho chamado Boaz, que se tornou bisavô do rei Davi. Assim, a linhagem seguiu até José, marido de Maria, mãe do Rei Jesus (Mateus 1.5-16). Raabe demonstrou uma fé inabalável no Senhor e foi honrada e protegida por Ele.
O que aprender com a história de Raabe:
- Confiar em Deus é a melhor escolha.
- É importante querer a bênção para si e para sua família.
- É preciso coragem diante das oportunidades.
- A vida com Deus é cheia de proteção e honra.