Por: Sandro Miranda / Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Prepare o delicioso gougère, o primo francês do nosso pão de queijo!
Olá, enfant! Essa palavrinha significa criança em francês. Nesta edição, você embarcará em uma aventura culinária até a França e aprenderá sobre um lanche bastante famoso por lá, o gougère. Não se sabe ao certo quando esse aperitivo foi inventado. Alguns acreditam que a receita surgiu na Idade Média e foi sendo aprimorada ao longo dos séculos. Já outros dizem que ela foi elaborada no século 19 por um confeiteiro de nome Liénard. Por ter como base a massa choux, ao ser misturada com queijo, cria uma combinação perfeita!
Você deve estar se perguntando: será que esse pãozinho é tão diferente assim do nosso? Veremos! O mais legal é que pode prepará-lo em sua maison (casa), e é uma ótima pedida para incrementar a sua lancheira da ecole (escola). Vamos nessa? O preparo é très facile, ou seja, muito fácil!
A sua sobremesa ficará tão linda que vai querer fotografar e postar. Só não se esqueça de marcar a gente no @gracakids, hein?!
Essa massinha é a mesma usada para fazer profiteroles, éclairs e carolinas. Ela é conhecida por sua capacidade de crescer e ficar cheia de ar por dentro quando assa.
INGREDIENTES:
• 100 gramas de queijo do tipo gruyère (ou 50 gramas de gruyère e 50 gramas de parmesão)
• 4 ovos
• 1 gema batida para pincelar
• 150 gramas de farinha de trigo
• 5 colheres (sopa) de manteiga
• 1 copo pequeno (250 ml) de água
• 1 pitada de sal
• Salsinha e cebolinha (opcional)
• Queijo ralado (opcional)
Se liga:
Peça a ajuda de um adulto. A cozinha pode ser perigosa para crianças.
HORA DO PREPARO:
1 – Em uma panela, misture a água, a manteiga e o sal. Leve ao fogo médio até começar a ferver.
2 – Ao levantar fervura, tire a panela do fogo e adicione a farinha toda de uma vez e misture. Diga ao responsável que estiver com você para ser cuidadoso a fim de não se queimar, s’il vous plaît (por favor).
3 – Após misturar toda a farinha, leve a panela ao fogo novamente e mexa até a massa começar a secar e desgrudar da lateral da panela.
4 – Enquanto isso, em uma vasilha, quebre les ouefs (os ovos) um a um e os misture bem. Se quiser, pode acrescentar salsinha e cebolinha.
5 – Agora, adicione o queijo. A receita original é feita com o tipo gruyère, mas, se não encontrar, substitua uma parte por parmesão, ou até queijo canastra. Misture bem!
6 – Com uma colher de sopa, separe porções da massa. Se achar melhor, coloque-a em um saco de confeiteiro e faça bolinhas, pondo-as em uma assadeira untada com manteiga. Do contrário, o seu preparo grudará e ficará terrible (terrível)! Deixe um espaço entre as bolinhas, pois elas crescem enquanto assam.
7 – Para dar o touche finale (toque final), pegue a gema batida e pincele nos gougères. Caso prefira, salpique queijo ralado.
8 – Em seguida, leve o tabuleiro para o forno médio preaquecido (180° Celsius), por cerca de 20 minutos, para dourar os pães de queijo franceses. Depois é só tirar e... voilá (pronto),
basta servir.