Série: Emoções e Sentimentos
Fortaleza e felicidade: como a alegria pode transformar sua vida!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
De passinho em passinho
A alegria é como um sol radiante em qualquer clima, chuvoso ou não. Ela nos motiva a correr, pular, brincar e explorar o mundo. Essa emoção vibrante nos proporciona satisfação com a vida e irradia do coração para cada parte do nosso ser, da ponta dos pés à cabeça. Um estudo divulgado em novembro pelo Projeto BIG JOY*, uma iniciativa de pesquisa científica, revelou: pessoas que realizam pequenos atos diários de alegria experimentam um aumento de, aproximadamente, 25% no bem-estar emocional ao longo de uma semana.
Poder que transforma
A alegria não só coloca um brilho especial nos olhos, mas também melhora a saúde mental. Já percebeu como tudo parece mais colorido quando estamos alegres? É só pensar em um dia de aula, no qual você convive com muita gente e cumpre tarefas. Quando se sente alegre, tudo à sua volta fica mais agradável, não é verdade? Tem vontade de ser mais amável com as pessoas, expressando mais compreensão. Mas isso tem fundamento, viu?!
Dupla em ação
Essa emoção positiva libera no cérebro substâncias como a dopamina e a endorfina. A primeira está ligada ao prazer, à motivação e à aprendizagem. Já a segunda age como analgésico natural, aliviando dores e estresses. Além dessas sensações maravilhosas, a alegria é capaz de fortalecer a sua espiritualidade, aproximando você de Deus.
Conexão com o Senhor
A Bíblia fala sobre alegria em vários momentos. Em Salmos 118.24, está escrito: Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Pegou a referência? Quer dizer que estar vivo, na presença do Pai celestial, já é motivo para acordar feliz e ser grato a cada dia. Em Filipenses 4.4 (NVI), esse sentimento também é mencionado: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Isso significa que a alegria está associada à sua comunhão com o Senhor.
Se o espírito de Deus se move em mim...
Um personagem bíblico que representa bem a alegria é o rei Davi. A vida desse servo de Deus é um exemplo de como essa emoção pode ser encontrada e expressada mesmo em meio a circunstâncias difíceis. Certa vez, ele declarou: [...] o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5). Davi entendia que a alegria do Senhor era fonte de força para sua vida, uma noção que Neemias, tempos mais tarde, compartilharia com o povo de Israel durante a reconstrução dos muros de Jerusalém: Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá (Neemias 8.10c – NVI)*.
Cadê o sorrisão?
Existem muitas maneiras de demonstrar alegria. Uma das vantagens de ser criança é poder expressar essa emoção livremente, sem medo de julgamentos. Portanto, cante, dance e demonstre gratidão por cada bênção. Compartilhe sua alegria com os outros, pois, ao fazer isso, você embeleza a sua vida e a de todos ao redor. Lembre-se do que diz a Palavra: O coração alegre aformoseia o rosto (Provérbios 15. 13a). Então, sorria sempre, combinado? Ao sorrir, ativamos músculos faciais que liberam os hormônios responsáveis pelo nosso bem-estar. Isso faz bem à beça para o corpo humano!
Rostinho da alegria
Amar a Deus é um grande motivo de alegria. O melhor é que a alegria dEle nos proporciona força. Que tal expressar essa emoção em um lindo desenho? Peça uma folha ao papai ou à mamãe, faça um grande círculo e desenhe um rosto radiante nele. Escreva no cabeçalho o versículo que aprendeu de Neemias*.
4 Comments
Amei muito bom o texto.
Que bom, Maria! Os textos são feitos com muito comprometimento para as crianças, e também os adultos, curtirem e aprenderem valiosas lições. A paz!
Eu quero me inscrever para receber seus conteúdos gratuitos.
Como eu faco?????
Não precisa de inscrição, o conteúdo gratuito da revista disponibilizamos aqui mesmo no site!