Embarque nesta aventura bíblica e descubra os escolhidos de Deus que lideraram Israel em tempos
de bravura e desafios!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Uma história sem reis
Na Bíblia Sagrada, há épocas que se destacam por suas batalhas, desafios e líderes que conquistaram os povos. Um desses momentos é o período dos Juízes, um intervalo de várias décadas em que Israel, após conquistar Canaã sob a liderança de Josué, não foi comandada por reis, e sim por líderes escolhidos e ungidos por Deus chamados de juízes. Esta série de reportagens mergulhará na vida desses personagens, explorando a trajetória deles, o que deixaram para as próximas gerações e os desafios que enfrentaram ao guiar os israelitas.
O desafio
Certa vez, Israel entrou em guerra contra os filisteus, um povo forte que contava com a ajuda de um guerreiro gigante chamado Golias. O grandalhão tinha quase três metros de altura e usava capacete, caneleiras e uma armadura de bronze, a qual pesava cerca de 60 quilos. Somente a ponta de ferro da sua lança tinha sete quilos. O homem era praticamente uma máquina de guerra!
Por ser muito maior e mais forte que todos os guerreiros, Golias desafiava os israelitas todos os dias, ordenando que escolhessem um representante para enfrentá-lo.
A Terra dos sonhos: Canaã
Mas como começou a Era dos juízes? Esse período se estendeu de 1380 a 1050 Antes de Cristo. Sob a liderança de Josué, as tribos de Israel conquistaram a Terra Prometida, que era Canaã. A região ocupava uma faixa bem estreita entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Para você ter uma ideia, ela era um pouco maior que o estado de Sergipe. A Bíblia faz referência a ela como “terra que mana leite e mel” (Êxodo 33.3), um lugar abundante, com frutas, uvas, figos e romãs, além de outros alimentos, como trigo e cevada (Deuteronômio 8.6-9).
Novos amigos ou inimigos?
Contudo, os israelitas falharam em não expulsar todos os cananeus, como Deus havia instruído. Assim, começaram a conviver com outros povos, adotando suas práticas e cultuando outros deuses. Por se afastarem constantemente do Criador, os filhos de Israel passaram a ser dominados pelos inimigos. Desse modo, ficou claro que as tribos precisavam de um lider único. Mas quem iria fazer isso, se não existia um rei?
Povo que dominava parte do Oriente Médio, em regiões que atualmente correspondem ao território de Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e do Sul da Síria e do Líbano.
A chegada dos juízes
É nesse contexto que os juízes surgem. Sempre que os israelitas se encontravam em perigo e clamavam a Deus em arrependimento, Ele levantava um juiz para libertar o povo. Estes juízes, conforme descrito em Juízes 2.20-23, eram indivíduos comuns que o Altíssimo capacitava para conduzir a todos ao caminho correto: E o SENHOR levantou juízes, que os livravam da mão dos seus inimigos por algum tempo (Juízes 2.20-23). No entanto, os israelitas voltavam a pecar, e esse ciclo se repetia (Juízes 2.11–19).
Na força de Deus
A Palavra lista 14 juízes que, sob a orientação divina, lideraram Israel. Entre eles estão: Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tolá, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão, Eli e Samuel. Os líderes escolhidos para guiar e proteger Israel não se destacaram por seus títulos ou posições, e sim poque o Espírito de Deus estava com eles. Nem todos eram guerreiros ou líderes experientes, mas o Criador os capacitou para grandes feitos.
2 Comments
Adoro esse site, muito proveitoso.
O site é um canal de bênçãos para todos que chegam aqui! Que sua vida seja cada vez mais edificada por nossos textos e ilustrações!