Descubra o segredo por trás das emocionantes aventuras da Turminha e do Midinho!
Aprenda como essas HQs são criadas e chegam até você!
Por: Diego Fraguas e Maria Gabriela
Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
De uma mente dada por Deus
As histórias em quadrinhos são como um desenho animado. Porém, em vez de assistir a elas na televisão, no tablet ou no celular, você lê as imagens e os textos, de forma sequencial, dentro de quadradinhos (ou quadrinhos) em uma página. “E como a história vai parar nessas páginas?”, você pode estar questionando. Tudo começa com uma grande ideia traduzida em um roteiro, também conhecido como script. Esse tipo de texto contém toda a história que se pretende contar, com a descrição das cenas, dos cenários e da narrativa apresentada pelos personagens em cada quadro.
Histórias que abençoam
No mundo das HQs, os roteiros são como mapas que guiam os participantes em suas jornadas. Você gosta de criar histórias? Imagine fazer isso para a Turminha da Graça e o Midinho, o Pequeno Missionário! O roteirista freelancer João Xavier e o editor da revista Diego Fraguas são os responsáveis por dar vida a essas narrativas, as quais buscam resolver questões do universo das crianças com base nos ensinamentos da Palavra de Deus. Legal à beça, né?
Hora de desenhar!
Depois de escrito, o roteiro é aprovado pelo editor. Cabe a ele avaliar se a mensagem a qual se deseja passar é compatível com o tema, o público e os ensinamentos cristãos. Estando tudo certo, o material vai para a produção visual, ou seja, a etapa dos desenhos. Ainda se usa papel para fazer essa parte, mas, em nossa Redação, ela é feita digitalmente. Quando o script não possui storyboard, essa tarefa fica por conta dos desenhistas layoutistas Claudio Jorge e Morvan Neto.
Rabiscos precisos
Nessa etapa, as ilustrações são criadas e organizadas em sequências de quadradinhos, o que facilita a compreensão visual da história. A princípio, parecem apenas rabiscos. Porém, cada traço é uma amostra simples da cena em questão. Não é preciso definir detalhes, são só ideias sendo esboçadas. É até difícil imaginar que essas imagens vão gerar a HQ!
Página por página
Com o layout pronto, é possível visualizar o que terá em cada quadrinho. Os profissionais determinam o enquadramento do ângulo ou a perspectiva que será usada para capturar a ação dos personagens. Expressões faciais e gestos corporais também são destacados. Desse modo, o cenário, os objetos e os movimentos dos personagens são traçados no decorrer de toda a história.
Agora sim!
Chegou a hora de os traços ganharem definição, e os personagens receberem a aparência que conhecemos. Os desenhos são refinados, limpos e finalizados na arte-final. São acrescentados mais detalhes à cena, e as páginas começam a ficar com a cara da HQ que você gosta tanto de ler! Nessa etapa, voltam à ação os desenhistas layoutistas Claudio Jorge e Morvan Netto!
Dando vida!
As cores dão vida à narrativa e caracterizam cada personagem. Por exemplo: o vestido da Flora é azul com flores brancas, a camisa do Midinho tem dois tons de verde, entre outros detalhes. Isso, com os acessórios que eles possuem, os torna únicos. Nesse ponto, a colorização é feita com bastante concentração. Os ilustradores Eric Codo, Rafael Barsotelli e Samuel Barsoltelli podem participar desse processo além de Claudio e Morvan. Que turma fantástica!
Faz sentido?
Com a parte visual organizada, o material é enviado para a Redação da Graça Kids. Cabe à redatora Maria Gabriela verificar se o texto e as imagens estão adequados ao estilo da revista, a fim de chamar a atenção de leitores como você. Ela também analisa se a história está sendo contada de maneira lógica, sem problemas de ritmo e falta de clareza. É um trabalho e tanto!
Palavras em ação
O roteiro é encaminhado para o setor de Revisão. As revisoras Eliana Marchezine e Bruna Almeida, com os olhos bem atentos, garantem que os diálogos dos personagens fiquem fluidos, isto é, próximos da linguagem dos leitores. Além disso, elas examinam a estrutura das falas de acordo com a gramática. O trabalho é acompanhado pela supervisora Joseane Cabral e pela coordenadora editorial chefe do setor Célia Cândido. Então, o roteiro retorna à Graça Kids, mas o trabalho de revisão ainda não terminou.
Tudo em seu devido lugar
A logomarca das HQs, o posicionamento do título, os créditos, as onomatopeias, a disposição dos balões e todos os elementos gráficos são feitos na etapa da diagramação. Nesse processo, as falas são postas em seus devidos lugares, assim como as legendas e o número das páginas. A construção é organizada de forma que não atrapalhe a visão dos desenhos e permita uma leitura agradável. A diagramadora Maria Costa se dedica a esse engenhoso trabalho.
Conferência preciosa
A história segue para a revisora de provas D. Magdalena Soares. Ela analisa se o conteúdo é consistente e corrige erros linguísticos e informações incorretas que tenham passado despercebidos. Tudo para garantir que o material publicado seja de alta qualidade. Nessa mesma etapa, os quadrinhos são entregues ao conselheiro editorial Eber Cocareli, profissional que cuida da parte teológica da história. A mensagem bíblica da HQ está certa? Segue a doutrina cristã?
Olhos de lupa
Após a avalição da D. Magdalena e do Pr. Eber, o material é devolvido à Redação da Graça Kids. Então, o editor Diego e a redatora Maria Gabriela examinam e encaminham as observações para a Revisão. Dessa vez, as revisoras veem se ainda há correções textuais a fazer e realizam a análise da parte visual. É isso mesmo! Nessa etapa, Eliana e Bruna conferem se as ilustrações estão alinhadas com a história e se há possíveis problemas de continuidade. Além disso, elas checam o layout das páginas, os balões de falas, entre outros.
Etapa final
A diagramação pode ser alterada durante o processo acima, porque pode haver modificações e melhorias. Atualmente, quem contribui para a Graça Kids nessa etapa é o diagramador Leandro Alves, do setor de Artes.
Das páginas à gráfica
Com tudo pronto, o editor gera os arquivos necessários e envia o material para a gráfica. Assim nascem os quadrinhos que você recebe todo mês da sua mãe, do seu pai, da sua avó, da sua titia, da sua professora ou do pastor da sua Igreja. Agora, você já sabe como é o caminho da criação e de toda produção. Tudo é pensado para que se divirta pra valer, aprenda de montão e conheça cada vez mais sobre Jesus, o Salvador.