Versículo-chave
Assim, o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado, que pecou em alguma destas coisas, e lhe será perdoado
Levítico 5.13a
Mensagem de fé
Deus é justo e não cobra do homem uma postura que não tenha lhe ensinado. Vemos o cuidado do Senhor em fornecer as orientações sobre como servir-Lhe e agradar-Lhe. As instruções falavam de todos os procedimentos envolvendo ofertas e sacrifícios, a fim de o povo alcançar o perdão divino. O livro de Levítico mostra que, para cada tipo de pecado cometido, um ato cerimonial devia ser feito.
O versículo-chave desta lição revela que o sacerdote era o responsável por ofertar pelo povo. Sabemos que Cristo ofereceu a Si próprio como sacrifício vivo, em troca do perdão dos nossos pecados. Desde então, não houve necessidade de novos sacrifícios. Porém, há reflexões que precisam ser feitas pelos servos de Deus: como anda a sua comunhão com o Altíssimo? O altar da sua vida mantém a chama acesa? Você está firme na promessa da salvação?
Objetivos
– Compreender as leis do Antigo Testamento sobre as ofertas e os sacrifícios.
– Reconhecer Jesus como a maior Oferta pelos nossos pecados.
Preparando a aula
Esta lição é um resumo dos acontecimentos dos livros de Samuel, Reis e Crônicas. Ao preparar a aula, leia mais sobre os temas, observando os objetivos propostos. Peça sempre a direção do Senhor e ore para que o Espírito Santo toque no coração de cada criança que estiver na salinha. Será preciso:
– Folha, lápis e borracha.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Dê as boas-vindas às crianças com carinho e as acomode. Em seguida, faça a chamada e apresente os visitantes. Inicie a aula dizendo que Levítico vem depois de Êxodo, sendo o terceiro livro do Antigo Testamento. Explique que nele é ensinado sobre a santidade. Pergunte aos alunos como conseguimos ser santos. Depois, esclareça que isso só é possível quando obedecemos à Palavra e vivemos longe do pecado. Diga que, na época de Levítico, o povo pecava constantemente, e, para resolver essa situação, Deus criou algumas leis.
Mostre as pequenas placas que decoram a sala, mas não fale sobre elas de imediato. Isso criará uma expectativa entre as crianças. Antes, explique à turma que lei é um conjunto de normas que definem os nossos direitos e deveres, como regras às quais devemos obedecer. Peça aos pequenos que falem sobre uma lei que gostariam de criar, por exemplo: “Todas as crianças terão brinquedos!”. Essa dinâmica tem por objetivo chegar ao tema principal. Estimule-os a identificar o significado de cada miniplaca. Ressalte que, essas são leis de trânsito, criadas para manter a ordem e proteger as pessoas. Devemos respeitar as leis dos homens, assim como as de Deus.
Louvando ao Senhor
Comente sobre o sacrifício de Jesus, argumentando que Ele Se entregou na cruz do Calvário pelos nossos pecados e jamais haverá oferta maior do que essa. Para ilustrar a lição, sugerimos a canção Jesus é a minha luz, da Turminha da Graça. Você a encontra no site da Graça Kids.
No momento do ofertório, ensine às crianças que hoje devolvemos a parte do Criador por meio de boas ações, do dízimo e das ofertas.
Descobrindo histórias…
Aninha acordou e, depois de tomar o café da manhã, partiu com a sua mãe para o sítio dos avós. Chegando lá, ficou maravilhada com as árvores e o rio transparente, e logo saiu correndo para conhecer tudo (figura 1).
Mais tarde, vó Luzia chamou a menina para almoçar, e Aninha chegou assustada e toda suada. A vovó percebeu algo de errado e perguntou a ela o que havia acontecido. De cabeça baixa, Aninha começou a contar tudo o que havia feito:
— Eu estava andando pelo sítio, quando vi uns animaizinhos lá no quintal do vizinho. Eram tão fofinhos que eu não aguentei e pulei a cerca para brincar com eles. O problema foi que alguém me viu e deu um grito. Fiquei com tanto medo que saí correndo (figura 2).
— Foi mesmo, minha querida?! – indagou a vovó.
— Não podemos invadir a casa de ninguém! É proibido por lei!
Aninha ficou atenta, e a vovó continuou:
— As leis foram feitas para serem obedecidas. Elas mantêm a organização da sociedade. Você sabia que existe um livro na Bíblia, chamado Levítico, que fala sobre as leis de Deus?
— Não! – disse a menina.
— Pois bem, existiu uma época em que o povo que vivia em Israel cometia muitos pecados. Para aquelas pessoas serem perdoadas, Deus criou as leis sobre as ofertas e os sacrifícios, as quais foram entregues a Moisés. Logo, o profeta as contou para seu irmão, Arão, e todo o povo. Essas leis diziam que, quando alguém pecasse, teria de se arrepender e preparar uma oferta ou um sacrifício para o Senhor. Entre os vários tipos de sacrifícios, havia os holocaustos, quando um animal era preparado e apresentado a Deus (Levítico 1.3). Os hebreus ofertavam também manjares, que poderiam ser cereais e bolos (Levítico 2.1-4) (figura 3). Essas ofertas garantiam o perdão dos pecados e serviam para adorar ao Altíssimo.
— Então, vou ter de oferecer um sacrifício ao Senhor para ficar livre?!
— Não! – exclamou a vovó. — Jesus já fez isso por nós. Ao Se entregar na cruz do Calvário, Ele levou sobre Si todos os nossos pecados! Cristo foi a nossa maior Oferta (Efésios 5.2). Hoje, quando pecamos, devemos nos arrepender e confessar o nosso erro, em Nome de Jesus, para sermos perdoados (1 João 1.9).
Aninha entendeu que não podemos desobedecer às leis, pediu perdão ao Todo-Poderoso e foi com a sua vovó se desculpar com o vizinho. Ele ficou tão feliz com a atitude da menina que a deixou brincar todos os dias com os bichinhos de sua propriedade (figura 4).
Colocando em prática
Ofereça aos alunos lápis e borracha para a execução da atividade.
Atividade 1
Oriente os pequeninos a achar as palavras-chave desta lição. São elas: lei, oferta, sacrifício, sacerdote, manjares, cereais, animais, perdão e salvação.
Atividade 2
Os alunos devem escrever um texto sobre o que entenderam da lição.
Esta é uma resposta pessoal. Verifique se eles contextualizaram a lição.
Hora da despedida
Revise o conteúdo da aula e peça às crianças que recitem o versículo-chave, observando se há necessidade de um reforço na lição. Convide-as à oração e agradeça ao Senhor pela aula. Deseje às herancinhas uma semana de bênçãos e as incentive a voltar na próxima aula.