Versículo-chave
Então, disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre
o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do Senhor.
1 Samuel 15.1
Mensagem de fé
Os escritos de Samuel, Reis e Crônicas mostram a transição de um governo teocrático (Deus no centro de tudo) para a monarquia, em que reis eram levantados a fim de governar sobre Israel. Em Samuel, a voz do Senhor é ouvida por esse profeta. Ele se tornaria um grande instrumento divino para levar a palavra profética ao povo e àquele que seria o mais importante rei da história israelita: Davi.
Depois de Davi, uma sucessão de reis evidenciaram a importância da obediência a Deus e a influência das nossas atitudes sobre as pessoas ao nosso redor. A valiosa lição que podemos tirar desses livros é: mais do que servir ao Altíssimo, o que realmente importa é agradar a Ele. Como conseguimos isso? Obedecendo e nos sujeitando ao chamado do Mestre em nossa vida.
Objetivos
– Saber que precisamos conhecer o chamado de Deus para nós.
– Revisar as histórias dos livros de Samuel, Reis e Crônicas.
Preparando a aula
Esta lição é um resumo dos acontecimentos dos livros de Samuel, Reis e Crônicas. Ao preparar a aula, leia mais sobre os temas, observando os objetivos propostos. Peça sempre a direção do Senhor e ore para que o Espírito Santo toque no coração de cada criança que estiver na salinha. Será preciso:
– Folha, lápis e borracha.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Receba as crianças amavelmente. Faça as atividades de rotina, como a chamada e a apresentação dos visitantes. Antes de iniciar a aula, ore com a turma. Informe aos alunos que eles verão fatos da trajetória dos personagens bíblicos: Samuel, Saul, Davi, Salomão, Elias, Eliseu e Ezequias. Esses homens foram escolhidos pelo Senhor para guiar o povo de Israel e obedecer ao chamado dEle.
Entregue aos pequeninos as folhas e os lápis, dando-lhes três minutos para responder com atenção à seguinte dinâmica: descubra o nome do personagem bíblico representado por meio de mímica. Utilize os personagens da lição, como Naamã. Para imitá-lo, faça movimentos que simbolizem um mergulho, e assim sucessivamente com todo os outros (Eliseu/machado; Ezequias/carta). O objetivo principal da brincadeira é observar o comportamento das crianças. Ao final da atividade, ressalte a relevância de prestarmos atenção a tudo o que formos realizar, isso inclui a nossa vida espiritual. Às vezes, queremos algo, mas não sabemos se aquilo realmente faz parte dos planos de Deus. Por isso, precisamos conhecer o chamado que o Criador tem para nós.
Louvando ao Senhor
Converse com a turma sobre o chamado de todo cristão: pregar o Evangelho de Cristo. Podemos fazer isso em todos os lugares. O Altíssimo deseja que sejamos Seus discípulos e que o nosso chamado seja executado com excelência. Para esta lição, sugerimos a música Escolha Jesus, da Turminha da Graça, que você encontra em todas as plataformas digitais.
Após o louvor, fale das ofertas. Cite o texto bíblico de Atos 20.35b: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Ensine que, quando ofertamos ou entregamos o dízimo, somos bem-aventurados e felizes. Ore com os pequenos nesse momento.
Descobrindo histórias…
A eleição para representante de turma estava disputada. Bernardo, Eduardo e Fernando eram os candidatos. Eles se conheciam havia anos, mas estavam se tratando como rivais: pararam até de jogar futebol juntos!
— O que está acontecendo com vocês? – perguntou Eric aos colegas. — Eram tão unidos e, agora, estão perdendo a amizade por causa dessa eleição? Cadê o espírito democrático? (figura 1).
— Espírito o quê? – questionaram os amigos ao mesmo tempo.
— Democrático! — repetiu o menino. — Hoje, vivemos em uma democracia, ou seja, o povo escolhe quem vai governar. Ter espírito democrático é saber respeitar a opinião dos outros, mesmo não concordando com ela.
— E como você sabe tanto sobre política? – perguntou Bernardo.
— Quando estudei os livros de Samuel, Reis e Crônicas na igreja, vi a passagem de governo do povo de Israel da teocracia para a monarquia e me interessei pelo assunto. Na teocracia, Deus escolhia diretamente os juízes para representá-Lo. Foi assim que aconteceu com Samuel, o último juiz da história de Israel (1 Samuel 7.15) (figura 2).
— Uau! Você entende mesmo do assunto! – disse Eduardo, surpreso.
— O povo, então, pediu um rei, e Saul foi consagrado (1 Samuel 8.4,5; 10.1). Assim, Israel passou a ter a monarquia como forma de governo. Em outras palavras, um rei como chefe do país. No entanto, Saul não foi fiel ao Senhor e saiu, deixando o trono para que fosse ocupado por Davi (1 Samuel 15.28; 16.11-13). Este, sim, foi um exemplo de rei, porque era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22) (figura 3). Após a morte do monarca, seu filho Salomão assumiu e foi o rei mais sábio que já existiu (1 Reis 10.23). Isso porque pediu sabedoria ao Criador (1 Reis 3.5-15).
— Pelo visto, o povo de Israel só teve rei bom depois de Saul! – observou Fernando.
— Que nada! A nação ainda teve vários reis ruins, os quais afastaram as pessoas do Todo-Poderoso. Porém, o Altíssimo não deixou de enviar gente para falar da Sua Palavra. O profeta Elias desafiou o rei Acabe por ter se tornado idólatra (1 Reis 18.16-18), e o profeta Eliseu mandou Naamã, capitão da guarda do exército sírio se banhar no rio Jordão sete vezes a fim de receber a cura (2 Reis 5.1-17). Já o rei Ezequias venceu uma batalha que parecia impossível (2 Reis 19). Todos esses reis e profetas foram escolhidos pelo Senhor para cuidar do povo de Israel. Eles sabiam qual era o chamado deles. Vocês já oraram e perguntaram a Deus qual é o chamado que Ele tem para cada um? Será que o Senhor quer que um de vocês seja o novo representante da turma?
Bernardo, Eduardo e Fernando ficaram surpresos com a história e perceberam que não haviam orado a Deus sobre essa questão. Então, eles foram para casa e buscaram uma resposta do Altíssimo sobre o assunto.
No dia da eleição, os três fizeram as pazes e contaram aos demais colegas o que resolveram:
— O novo representante deve ser o Eric, porque ele entende de política e conhece o principal, que é a Palavra – completou Fernando.
Os alunos ficaram felizes com a novidade, e Eric, depois de orar, aceitou ser o novo representante e exercer o chamado que o Onipotente tinha para a vida dele (figura 4).
Colocando em prática
Ofereça aos alunos lápis e borracha para a execução da atividade.
Atividade 1
Com base na história, oriente os alunos a responder às perguntas
sobre os personagens bíblicos e encaixá-las na cruzadinha.
a) Último juiz de Israel.
b) Rei mais sábio que já existiu.
c) Profeta que desafiou o rei Acabe por se tornar idólatra.
d) Rei que venceu uma batalha que parecia impossível.
e) Exemplo de rei, pois era um homem segundo o coração de Deus.
f) O Senhor o escolheu como o primeiro rei de Israel.
g) Profeta que mandou Naamã, o capitão da guarda do exército sírio, banhar-se no rio Jordão a fim de ser curado.
Atividade 2
De acordo com cada personagem, pense em palavras que iniciem com a letra do nome deles.
1 – Samuel foi o último juiz de Israel.
2 – Saul foi o primeiro rei de Israel. No entanto, ele foi desobediente ao Altíssimo e, por isso, perdeu a coroa.
3 – Davi teve um reinado próspero e foi um homem segundo o coração de Deus.
4 – Salomão pediu sabedoria ao Senhor e foi o rei mais sábio que já existiu.
5 – Elias foi um profeta que desafiou o rei Acabe por sua idolatria.
6 – Eliseu foi um profeta de Deus que ajudou o comandante do exército sírio, Naamã, a receber a cura.
7 – Ezequias foi um rei que buscou o Senhor. Por isso, teve uma vitória que parecia ser impossível.
Hora da despedida
Converse com os alunos sobre o conteúdo da lição e aproveite para esclarecer possíveis dúvidas. Explique que todos temos um chamado de Deus e a importância de executá-lo com excelência, seja ele qual for. Porém, todos os cristãos têm um chamado em comum: falar de Jesus onde estiverem (Marcos 16.15). Faça uma roda com as crianças e ore agradecendo ao Senhor pela lição do dia. Dê um abraço em cada uma e incentive-as a retornar à aula seguinte.
4 Comments
Esse ministério é lindo que continuem com esse trabalho maravilhoso
Continuaremos, Isabely. Com a graça e inspiração de Deus, continuaremos esse trabalho que é realmente maravilhoso. Agradecemos o recado carinhoso!
Ganhei 2 revistas, são excelentes.
Amei
Que bom que gostou das revistas, Keila! Deus a abençoe!