Aprecie o encontro do rio com o mar em Barra do Itariri!
Por: Maria Gabriela | Arte: 123RF
Paraíso escondido
Que a Bahia tem belas praias muita gente sabe! Cueira em Ilha de Boipeba, Espelho em Trancoso, Mutá em Porto Seguro. Essas são famosas e acabam tendo mais destaque. Porém, há aquelas que também são fascinantes e ficam de fora da lista. Até agora! Barra do Itariri, por exemplo, está situada a 16 quilômetros do Sítio de Conde, município de Conde.
Para chegar até lá de Salvador, é preciso encarar quase três horas de viagem, o que inclui o trajeto em uma estrada de terra. O percurso é longo, mas a experiência compensa.
Conde fica no litoral norte da Bahia. Seus primeiros habitantes foram os índios tupinambás. O local ganhou esse nome, em 1806, quando foi elevado à vila pelo ouvidor Navarro, em cumprimento à ordem do “Conde dos Arcos”.
Encontro das águas
A praia já começa a ser esplêndida porque o Sol a presenteia com a presença dele quase o ano todo. Para completar a alegria, ela abriga a foz do rio Itariri, o que proporciona um banho de água doce e salgada. Na margem, o manguezal acompanha o rio até a foz. Há, ainda, um farol que oferece a vista do encontro do rio com o mar. Consegue imaginar a cena? Parece um poema! As ondas suaves do mar se misturando lentamente com a correnteza de água doce.