Textos-base: 2 Reis 1.1–17.41
Versículo-chave
Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
2 Reis 2.9
Mensagem de fé
Eliseu foi um exemplo de determinação quanto ao chamado de Deus para a vida de um homem. Desde jovem, ainda discípulo de Elias, ele tinha plena convicção do que queria com Deus e, o mais importante, do que o Altíssimo queria dele!
Quando os reis de Israel andavam por caminhos de idolatria, Eliseu revelava os pecados cometidos e a miséria, bem como as consequências dos atos de rebeldia do povo e do rei. Nesse cenário, vemos como o Altíssimo procura conduzir o povo a fim de que se desvie dos maus caminhos.
Eliseu foi muito usado pelo Senhor para revelar o caráter pecaminoso dos israelitas e, com autoridade, realizou sinais miraculosos e levou palavras proféticas de juízo, correção e arrependimento.
Objetivos
– Responder ao chamado do Senhor.
– Conscientizar-se de que os caminhos de Deus são os melhores.
Preparando a aula
Levar a Palavra de Deus às crianças é responder ao chamado do Senhor! Você está iniciando uma nova lição; portanto, busque a direção do Espírito Santo. O ministério de Eliseu inspira fé e gera ânimo para respondermos ao Altíssimo com amor.
Na preparação do seu plano de aula, estude o texto bíblico atentamente. Procure outros materiais de referência sobre o tema para adequar a lição à idade dos alunos. Arrume a sala de aula e separe o que utilizará durante o dia. Será preciso:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (anexas abaixo).
Recebendo os pequeninos
Receba os alunos com gentileza. Converse sobre a semana que passou e cuide das atividades de rotina, como a lista de chamada e a apresentação dos visitantes. Ore com todos para dar início à aula.
Para começar, faça a brincadeira espelho meu. Para isso, disponha as crianças em duplas, pondo uma de frente para a outra. Um dos pares representará um espelho e deverá repetir todos os movimentos do outro. Após um tempo da atividade, inverta os papéis da dupla e, em seguida, misture os alunos. A ideia é que eles interajam bastante e fiquem animados.
Inicie a lição falando sobre Elias e o ministério que exerceu lutando contra a idolatria em Israel. Conte aos pequenos que Deus escolheu Eliseu para substituir o profeta Elias. Este serviu de modelo para o seu auxiliar, por isso era acompanhado pelo servo em todos os lugares. Quando Elias subiu ao Céu, Eliseu assumiu o lugar do profeta, com a missão de fazer o povo crer no único e verdadeiro Deus. Algo difícil na época!
Louvando ao Senhor
O louvor é uma ferramenta poderosa de adoração. Por meio dele, nós nos aproximamos do Pai celeste e temos a oportunidade de Lhe dizer o quanto O amamos.
Para este momento, sugerimos a canção Viver na fé da Turminha da Graça . Ensine o refrão aos pequeninos e bata palmas com eles.
Ao falar sobre as ofertas, conte a passagem de 2 Reis 4.42-44. Diga que um homem com apenas 20 pães de cevada e espigas verdes conseguiu alimentar cerca de cem profetas. Isso só aconteceu devido ao milagre do Senhor em multiplicar os alimentos, de forma que até sobraram alguns pães. Esse é o nosso Deus! Quando ofertamos na Sua casa e Lhe servimos de coração, Ele nunca deixa que nada nos falte.
Descobrindo histórias…
— Vamos participar do festival de música! –
comemorava o professor, entrando no auditório da escola.
Paulo, Júlio e Fábio estavam ensaiando e correram para abraçar o mestre (figura 1).
— Finalmente, vamos tocar para uma plateia inteira! – suspirava Fábio.
— Que louvor vocês tocarão no evento? – perguntou o professor.
Os três responderam louvores diferentes, e isso causou uma grande confusão entre eles. Depois de brigarem muito, não conseguiram chegar a um acordo.
O tempo passou; o festival já estava chegando, e os meninos tinham parado de ensaiar. Preocupado, o professor os chamou para uma conversa definitiva:
— Deus fez vocês para louvá-Lo, mas acho que nenhum dos três quer responder a esse chamado.
Os garotos entreolharam-se intrigados, e o professor continuou:
— A Bíblia diz que Eliseu pertencia a uma família rica. Quando ele estava arando o campo, Elias o encontrou e jogou sua capa sobre ele (1 Reis 19.19). Com esse ato, Eliseu percebeu que havia sido escolhido por Deus e passou a seguir Elias. Eliseu pediu ao profeta que lhe desse porção dobrada da unção de Deus que havia sobre ele; e assim aconteceu (2 Reis 2.9).
Os meninos continuaram prestando atenção, e o professor prosseguiu:
— Naquele tempo, o povo de Deus estava dividido entre os reinos de Israel, ao Norte, e o de Judá, ao Sul. Depois que Elias morreu, coube a Eliseu continuar a missão de fazer o povo entender que Deus é o único Senhor. Isso não era nada fácil! Eles continuavam tendo vários reis idólatras, que ora adoravam Baal, ora os bezerros de ouro criados por Jeroboão. O povo não queria saber do Senhor!
— E o que Eliseu fez? – questionou Paulo.
— Pela sua fé, Eliseu levou a Palavra de Deus e realizou milagres. Certo dia, ele foi procurado pelo chefe do exército sírio, chamado Naamã, que sofria de uma doença grave na pele. Eliseu ordenou que, em um ato de fé, aquele homem mergulhasse sete vezes no rio Jordão para ficar curado. No início, Naamã não quis obedecer, pois considerou uma humilhação ter de banhar-se em um rio de Israel para melhorar. Mas, seguindo o conselho de um servo, fez o que o profeta havia lhe dito e foi sarado (2 Reis 5.1-19) (figura 2).
— Naamã recebeu o milagre do Senhor! — concluiu Júlio.
— Eliseu ainda fez um machado flutuar nas águas (figura 3)– contou o professor. — O profeta estava no rio Jordão, e um homem deixou cair o ferro do seu machado na água. Eliseu, então, lançou um pedaço de madeira no rio e fez com que o ferro flutuasse (2 Reis 6.1-7).
— Que máximo! Eu também queria ter esse poder! – exclamou Fábio.
— Nós temos poder por meio da Palavra de Deus – disse o professor. — Quando confiamos no que está escrito nela e respondemos ao chamado do Senhor, somos abençoados.
Paulo, Júlio e Fábio ficaram impressionados com os milagres realizados por Eliseu e decidiram seguir o exemplo do profeta, respondendo ao chamado do Todo-Poderoso. Eles fizeram as pazes e, depois que oraram ao Senhor, conseguiram escolher, sem brigas, o louvor que tocariam no festival.
No dia da competição, eles emocionaram a plateia, entoando um lindo cântico ao Senhor (figura 4).
Colocando em prática
Entregue para os alunos os lápis com as folhas de atividades. Leia, em voz alta, os enunciados e ajude-os no desenvolvimento do exercício.
Atividade 1
Peça às crianças que decifrem os códigos para descobrir a mensagem.
Atividade 2
Explique aos alunos que eles deverão preencher os espaços da cruzadinha com as respostas correspondentes de cada questão.
- Qual é o nome do substituto de Elias?
- O que os reis de Israel eram?
- Como se chamava o chefe do exército da Síria?
- Qual rio de Israel foi usado para a cura desse homem?
- Eliseu ordenou que o comandante sírio mergulhasse quantas vezes no rio?
- O que Eliseu fez flutuar nas águas do rio?
- Eliseu era de uma família pobre ou rica?
- O que Elias jogou sobre Eliseu?
- O que Naamã recebeu quando obedeceu ao profeta?
Hora da despedida
Chegou o momento de finalizar a aula. Peça ajuda às crianças para arrumar a sala e ore com elas, agradecendo ao Senhor pela lição. Pergunte se alguém deseja aceitar Jesus como Salvador. Explique brevemente o significado desse ato. Caso alguém queira assumir esse compromisso, faça uma oração.
Despeça-se e deseje uma semana de bênçãos para todos. Incentive-os a voltar à aula seguinte e informe aos responsáveis sobre o que foi ensinado.
4 Comments
Eu amei glória a Deus
Nair, tudo o que fazemos é para glorificar ao nosso Deus maravilhoso! Que o Senhor a abençoe! Agradecemos seu comentário!
Muito legal
Que bom que gostou, Ester! Que nome bíblico lindo você tem! Deus a abençoe!